Muito triste o que está acontecendo com o Rio Grande do Sul, dezenas de cidades ilhadas onde os caminhões que levam mercadorias para os mercados e feiras, gasolina e produtos em geral não podem chegar aos seus destinos devidos a pontes destruídas e levadas pela água e estradas que desmoronaram, muitas cidades com enchente até o centro, onde fica longe dos rios.
Mas precisamos falar das frutas do mês de maio, sempre que compramos os alimentos da estação é uma maneira de economizarmos, mas também de aproveitar as frutas mais saborosas, suculentas e também termos uma vida mais sustentável.
As frutas que encontramos no mês de maio no nosso país tropical são:
Abacate, atemoia, banana-maçã, caqui, carambola, figo, kiwi, laranja Bahia, limão Tahiti, maçã, mamão formosa, manga Palmer, morango, pera, tangerina e uva.
ATEMOIA
A atemoia é uma fruta da família da fruta-do-conde, cherimoia e da graviola. Uma fruta doce, ótima opção para o consumo tanto no pré quanto no pós-treino, pois uma de suas propriedades é que nos dá muita energia.
Essa fruta é o resultado do cruzamento entre a fruta-do-conde e a cherimoia, possui uma polpa branca bem suculenta, com sementes pretas e uma casca rugosa, de cor variando entre o verde escuro e o verde amarelado.
Costumamos usar as cascas da fruta para fazer compotas e geléias, as sementes trituradas são adicionadas em iogurtes ou salada de frutas. Por ser uma fruta climatérica bastante perecível, pode ser processada como sucos e purês e em outras receitas como pudins, mousses, bolos, sorvetes, doces, entre outras.
Benefícios de consumirmos a fruta:
– São ricas em fibras
– Boa fonte de energia
– Evita o envelhecimento precoce
– Ajuda a reduzir a pressão arterial
– Traz uma sensação de saciedade
– Melhora a circulação sanguínea
– Contém Omega 3 e 6 em suas sementes