O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá
O maracujá é uma fruta gostosa e refrescante. Uma planta arbustiva com características de cipó, caule quadrangular com gavinhas e folhas ovais, podendo apresentar-se recortadas e coriáceas. Possui flores exóticas de sépalas verdes por fora e avermelhadas internamente, estames coloridos e perfumados. O maracujazeiro é uma planta trepadeira e necessita de apoio para sua condução.
Os alimentos funcionais fazem parte de uma recente concepção de alimentos, lançada pelo Japão da década de 80. Estes alimentos podem prevenir, curar ou auxiliar na recuperação de determinadas doenças. Um alimento pode ser funcional se for demonstrado que o mesmo pode afetar beneficamente uma ou mais funções no corpo. Além de possuir efeitos nutricionais, de maneira que seja para o bem estar e a saúde, e redução de riscos de doenças.
O potencial do maracujá, fruto, casca e semente, servem para várias finalidades e possui ação antioxidante. A atividade antioxidante em sucos é atribuída aos polifenóis, principalmente aos flavonoides. A utilização de cascas e sementes na alimentação humana ou animal como fonte alimentar de bom valor nutricional. A casca do maracujá é rica em fibras solúveis, principalmente pectina, que é benéfica ao ser humano. Ao contrário da fibra insolúvel (contida no farelo de cereais), que pode interferir na absorção de ferro, a fibra solúvel pode auxiliar na prevenção de doenças.
O fruto é excelente para fazer sucos. No suco sentimos o sabor do maracujá e a certeza de estarmos ingerindo propriedades medicinais benéficas ao nosso organismo.
O maracujá possui proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas (A, B2, B3 e C), ferro, magnésio, fósforo, potássio e sódio.
ÓLEO DE MARACUJÁ
Das sementes são extraídos o óleo com propriedades emolientes, usado na indústria cosmética, no preparo de diferentes produtos. Do resíduo da extração do óleo aproveita-se as fibras para o preparo de cosméticos esfoliantes. Também é usado para tratarmos a beleza e cuidados com o corpo. Usado como máscaras revitalizantes e para peles irritadas.
FARINHA DE MARACUJÁ
A farinha de maracujá pode ser incluída em todas as refeições, ajuda na perda de peso, diminui o triglicérides, controla a glicemia, regula a função intestinal e outros benefícios.
Podemos colocar a farinha de maracujá no suco, iogurte, saladas de frutas, saladas verdes, sopas, pães, bolos, tortas e em toda a sua alimentação
Embora o maracujá seja conhecido pela sua ação calmante, na maior parte das variedades, esse efeito tranquilizante está mais concentrado nas folhas e caules da planta. Com exceção do maracujá pérola do cerrado, cuja polpa possui uma ação calmante mais eficaz que as demais espécies.
O Brasil possui mais de 150 espécies silvestres de maracujá. Nosso país é o maior produtor de maracujá do mundo, com a produção de 330 mil toneladas. O estado da Bahia é o principal produtor, seguido de São Paulo e Sergipe.
ALGUNS BENEFÍCIOS DO MARACUJÁ PARA NOSSA SAÚDE
– Antioxidante
– Diminui a taxa de glicose e colesterol
– Ajuda na ansiedade, asma e artrite
– Convulsão nervosa, dor de cabeça
– Gota, hemorróida
– Hipertensão arterial e histeria
– Insônia e irritabilidade
– Neurose e nevralgia
– Baixa as taxas de açúcar no sangue
– Age contra infecções
– Calmante
VITAMINA LIGHT DE MARACUJÁ
– Polpa de 1 maracujá
– ½ xícara de morangos picados
– Suco de 1 limão
– Gelo picado
– adoçante a gosto
Bater tudo no liquidificador, podendo acrescentar 1 copo de água se for preciso.