O “Leite de Aveia” é uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose

Os estados que mais produzem aveia no Brasil são Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Temos várias espécies de aveia, mas a mais conhecida é a aveia branca, que é utilizada na alimentação humana, em produtos de higiene e na produção de ração animal, e a preta, que é usada como uma cobertura de solo (espécie forrageira).

 

O leite de aveia caseiro é mais barato e também o mais prático dos leites vegetais, podendo ser usado  em qualquer tipo de receita.

Um dos leites vegetais mais utilizados e o motivo é que ele é fácil de achar, fácil de fazer e muito versátil.  Livre de colesterol, zero lactose e pode ser até sem glúten se a aveia usada for livre de glúten, também é o que mais disponibiliza a maior quantidade de cálcio de forma natural.

Podemos usá-lo em molhos, cremes, picolés, sorvetes, maionese, bolos, doces, tortas, iogurtes e tantas outras receitas que você costuma fazer e pode substituir o creme de leite.

Uma boa opção para os vegetarianos e pessoas que sofrem de intolerância à lactose ou que tenha alergia à soja ou outros frutos secos, Também ajuda a relaxar nosso corpo, porque contém fitomelatonina, que favorece o  sono.

Benefícios de usarmos o leite de aveia para nossa saúde:

– Rico em fibras                                                                                 

– Ajuda no controle da diabetes

– Promove a perda de peso

– Ajuda a baixar o colesterol

– Rico em fibras solúveis e insolúveis

– Fortalece o sistema imunológico

– Equilibra os níveis de açúcar no sangue

COMO FAZER O LEITE DE AVEIA

– 2 xícaras de aveia                  

– 3 xícaras de água

Deixe a aveia de molho em 2 xícaras de água por 1 hora. Despeje a aveia com a água no liquidificador e bata bem. Adicione a terceira xícara de água e bata mais um pouco.

Coe e guarde na geladeira, pode ser adoçado com baunilha ou mel se preferir.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *