O GUACO é uma erva muito usada no inverno para fazermos chás e xaropes, e assim combater gripes e resfriados
Márcia Ximenes Nunes
O guaco também é conhecido por guaco-liso, cipó-caatinga ou erva de cobra, é uma planta medicinal que contém cumarina, flavonóides e taninos, compostos com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, e possui efeito expectorante e broncodilatador, ajudando no tratamento de problemas respiratórios, como a bronquite e a asma.
Antigamente e ainda nos dias de hoje, faziam chás e xaropes caseiros de guaco, limão e mel para ajudar no tratamento de muitas doenças, nas casas das avós sempre tinha um vidro com guaco seco guardado para essas horas.
Benefícios de usarmos o guaco:
– Trata a bronquite e asma
– Trata gripe e resfriados
– Trata rouquidão e tosse
– Trata a garganta inflamada
– Trata infecções e alergias
– Problemas gastrointestinais
CHÁ DE GUACO
Coloque 200 ml de água para ferver, junto com o suco de meio limão, uma colher de sopa de mel e as 2 folhas de guaco. Coar e beber.
XAROPE CASEIRO DE GUACO E MEL
– 1 xícara de açúcar
– 1 litro de água fervendo
– 9 folhas de guaco
– 1 xícara de mel
Coloque o açúcar em uma panela para caramelizar, dourando bem o açúcar, colocar o litro de água fervendo e as folhas de guaco, tampe a panela e deixe ferver por uns 20 minutos, até amolecer as folhas. Deixe esfriar e coe, depois acrescente o mel e misture bem. Tome duas colheres de sopa antes de deitar a noite, seria bom aquecer a medida em uma xícara e depois beber quentinho.