O frio está sendo muito intenso aqui no Rio Grande do Sul, com muitas temperaturas abaixo de zero graus
Márcia Ximenes Nunes
O inverno é a estação mais frio que temos e aqui no Sul gaúcho esse frio não está dando trégua, várias cidades marcaram temperaturas abaixo de zero graus. Muita geada, campos branquinhos de gelo e o ar estava gelado, e acontece que vem as doenças respiratórias, porque com esse frio todo fica difícil as pessoas não adoecerem.
A palavra inverno deriva do latim, hibernum, que significa neutro, invernal, invernoso, tempo frio. O inverno está também associado à característica de alguns animais de entrar em um período de hibernação durante as baixas temperaturas.
Segundo o inmet essas foram as cidades mais frias do Rio Grande do Sul na noite passada:
Vacaria: -3,2 °C
Serafina Corrêa: -2,2 °C
Cambará Do Sul: -1,8 °C
Quaraí: -1,0 °C
Dom Pedrito: – 0,2 °C
O frio intenso é decorrente do avanço de uma massa de ar polar sobre todo o território do RS. O Inmet tem um alerta laranja vigente, desde o domingo (11), que sinaliza onda de frio. O comunicado é válido até esta terça e aponta queda de 5ºC nas marcas médias.
Aqui no Estado gaúcho temos que nos esquentar com casacos, luvas, touca, boina, mantinha no pescoço, calçados quentes, blusas e calças térmicas, muito fogo na lareira, estufa ligada nos pés, comidas quentes, chás, café e muito chimarrão para ajudar a aquecer nosso corpo.