“Sou maior que a história grega
Sou gaúcho e me chega
Pra ser feliz no universo!”
Sou gaúcho e não importa pra onde eu vou, levo sempre comigo as tradições do meu pago, as belezas do meu estado, pois de sul a norte ele é bonito, com seus rios, campos, praias, serra, fronteiras com outros países. Temos orgulho deste chão, das nossas raízes e da nossa bandeira verde, vermelha e amarela, da nossa história, na qual relembramos até os dias de hoje.
Nessa terra a gente planta e cria gado, somos o celeiro do Brasil e daqui sai o arroz, trigo, soja, milho, frutas e muitas outras culturas, vinho, o charque, lingüiça e muita carne para abastecer os brasileiros e outros países também.
Aqui no sul temos o arroz de carreteiro, o churrasco, o cavalo crioulo, nossos CTGs o lugar onde não deixa nossas tradições morrerem, o gaúcho é um povo tradicionalista e vivemos diariamente nossos usos e costumes que passam de pai para filho.
O gaúcho de verdade jamais vai esquecer do seu lugar, das suas raízes e do seu pago. Terra na qual os farrapos lutaram durante uma década, onde lutaram pela liberdade, terras, impostos, fronteiras, pelo povo e pelos nossos direitos de sermos felizes nesse chão.
Venha conhecer o nosso Rio Grande do Sul, com suas infinitas belezas e apreciar o nosso saboroso chimarrão, símbolo da nossa amizade e hospitalidade, porque onde tem um gaúcho sempre vai ter uma cuia do lado dele.
Aqui no sul cultuamos nossas tradições, andamos de bombacha o dia inteiro se for de nossa vontade e na lida campeira também, pois ela é símbolo da nossa história e temos orgulho de usar, assim como a bota, alpargatas, chapéu e a boina na cabeça, as mulheres também podem usar a bombacha, o nosso Estado é diferente, as cidades do interior são tradicionalistas e defendemos tudo o que foi passado para gente por gerações.
“É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul,
terra e cor
onde tudo que se planta cresce
e o que mais floresce é o amor.”