Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

O Estado Gaúcho, depois de sofrer com as enchentes de maio agora sofre com a seca do verão, na qual novamente os agricultores estão perdendo lavouras inteiras e falta água potável em vários municípios

Muitos municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência por conta da estiagem, temperaturas muito elevadas e falta de chuva.

Santa Maria é um desses municípios, a falta de chuva nesse mês já alcança um recorde histórico, foi considerado o janeiro mais seco desde 2006.

A estiagem causa diversos efeitos como a falta de distribuição de água potável, prejuízos nas plantações, falta água para o gado, sem falar no calor intenso que faz por aqui.

Após as enchentes de maio de 2024, na qual destruí muitas cidades, pontes e estradas, que ainda não foram “arrumadas”, em Santa Maria mesmo caiu uma ponte de acesso principal ao município, que o exército colocou 2 pontes móveis improvisadas, e já se passou quase um ano, e o descaso é enorme dos governos para com essas cidades.

 

Neste verão estamos com muitas irregularidades no clima com chuvas mal distribuídas, o calor intenso preocupa os agricultores familiares e pecuaristas no RS, isso faz com que tenhamos quebras significativas na safra de 2025. Os efeitos já começaram a ser sentidos na economia do Estado gaúcho.

Dados da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) indicam que 124 mil pessoas são afetadas pela estiagem e há cidades já com desabastecimento parcial de água.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Sair da versão mobile