Você sabia que o mais antigo dos cereais domesticados hoje em cultivo é a CEVADA, hordeum vulgare, sendo o quarto cereal em ordem de importância onde é plantado em aproximadamente 55 milhões de hectares com uma produção de cerca de 150 milhões de toneladas, e representa 10% do total de grãos produzidos no mundo.
Cerca de 75% da produção da cevada é destinada a alimentação humana e animal e o restante é transformada em malte (17%) e considerado como semente (8%).
Aproximadamente 95% do malte produzido são utilizados pela indústria cervejeira.
A cevada tem uma rentabilidade similar ao trigo, ele representa importante alternativa para rotação de culturas nos sistemas produtores de grãos do país, principalmente na região sul.
Atualmente a Rússia lidera o ranking de produtores no mundo, com uma produção aproximada de 71.000 km², seguido pelo Canadá e Ucrânia.
Aqui no Brasil o estado do Paraná é o maior produtor de cevada, vários aspectos ajudam ele a ser líder na produção de grãos, pois na região de Guarapuava o clima é frio e favorável à cultura e o estado do Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor.
A cevada também é utilizada para fazer café, ela possui alguns aspectos que são semelhantes ao café como o sabor, cor e aspecto, porém é livre de cafeína, substância que estimula o organismo. A cevada é usada para este fim por quem não pode consumir cafeína.
Os grãos de cevada podem ser cozidos e consumidos de maneira semelhante ao trigo e ao arroz, e usado em saladas, risotos, sopas e no preparo de café verde.
Alguns benefícios que encontramos na cevada:
– Ajuda a ganhar massa muscular
– Rico em fibras
– Rica em selênio
– Melhora a saúde do coração
– Previne a osteoporose
– Ajuda contra o envelhecimento precoce
– Fornece energia
– Mantém a saúde dos dentes
– Possui ação antioxidante
– Ajuda o sistema imunológico