O estado do Amapá e Pará são os maiores produtores e exportadores de palmito do Brasil

Vamos conhecer o palmito pupunha, Juçara, açaí e palmeira real

 

O palmito é um alimento obtido da região próxima ao meristema apical, do interior dos pecíolos das folhas de determinadas espécies de palmeiras, popularmente o “miolo da palmeira”.

O palmito é um cilindro branco contendo os primórdios foliares e vasculares, ainda macios e pouco fibrosos.

Os palmitos são conservados em salmoura e consumidos frios, acompanhando saladas, pizzas, pastéis, risotos, cremes, quiches, panquecas, lasanhas, massas, tortas e muitas outras receitas deliciosas.

 

 

A extração do palmito de certas palmeiras, como o Juçara e a palmeira Real Australiana, implica a morte da palmeira, uma vez que seu meristema apical é eliminado.

Por isso, mesmo com a sua introdução ao cultivo, a extração de palmito na natureza tem colocado em risco as espécies das quais é obtido sobretudo a espécie Euterpe e Dulis (palmito Juçara), a espécie mais procurada. O palmito de Pupunha tem sido usado como alternativa para diminuir a ameaça de extinção do Daiuto Palmiteiro.

 

O palmito, em suas mais diferentes formas de consumo, seja assado, na salada, grelhado e até in natura é um produto versátil e perfeito para a nossa imaginação culinária.

Levemente ácido, saboroso e muito suculento, como falamos anteriormente é retirado miolo da palmeira, tendo cor branquinha, possuindo poucas calorias e baixo teor de gorduras. Possui nutrientes como as vitaminas A, C e do complexo B e minerais, contém sódio, potássio, zinco e magnésio.

 

Originário da América do Sul, onde o Brasil é o maior produtor mundial de palmito, destacando-se os estados do Pará e Amapá.

Somos os maiores produtores e consumidores de palmito, e exportadores também. Somos responsáveis por aproximadamente 95% de todo o palmito consumido no mundo, sendo 90% de origem extrativista proveniente do açaí (da Amazônia) e do Juçara (da Mata Atlântica).

O palmito há 500 anos já era apreciado pelos índios e depois conquistou os colonizadores.

Tipos de palmitos:

-Palmito Pupunha

– Palmito Juçara

– Palmito açaí

– Palmeira Real

– Guariroba

 

Benefícios do palmito:

– Beneficia os músculos

– Controla a pressão arterial

– Melhora o intestino

– Favorece o sono

– Proporciona saciedade

– Contribui para o emagrecimento saudável Faz bem para o coração

– Controla o diabetes

– Melhora a função cerebral

– Fortalece o sistema imunológico.

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *