Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

O cultivo de alimentos orgânicos onde não utilizam agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos, hormônios, nem técnicas de engenharia alimentar

Farmer carrying organic vegetables in box for delivery, close up

Nossos avós  plantavam alimentos orgânicos, antigamente a saúde era muito respeitada e o meio ambiente também, quase em todos os quintais, as pessoas costumavam morar em casas que era o que tinha na época, às vezes, parecia um sítio, tinha uma, duas e até mais hortas no quintal, onde tinha plantado alface, tempero verde, beterraba, couve manteiga, manjerona, alecrim, tomatinho, rúcula, espinafre e muitos outros tipos de cultivos, isso sem falar que nos quintais tinha muita árvore frutífera e comíamos  frutas, como a laranja, ameixa vermelha, bergamota, amora, pitanga, mamão, abacate, uvas, limão e muitas outras dependendo da região que morava, e claro que tinha um galinheiro, comíamos ovos todos os dias.

Na agricultura orgânica não utilizamos agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes sintéticos. Esse método de plantio respeita o ciclo natural das plantas e do solo, prioriza a diversificação de culturas, o que resulta em alimentos mais saudáveis e saborosos.

Podem ser alimentos orgânicos as verduras, frutas, sucos, óleos, ovos, carne, vinhos e outros. São isentos de qualquer tipo de adubo químico, nem pesticidas e não utilizam sementes transgênicas para o cultivo.

Os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil são a cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva. São produzidos de modo livre de qualquer tipo de insumo artificial.

Para identificarmos os alimentos orgânicos, procure o selo do SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica). Os alimentos são mais ricos em nutrientes, além da vantagem de serem menos contaminados por agrotóxicos são cultivados de maneira sustentável.

Esse sistema não utiliza agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos, hormônios, nem técnicas de engenharia alimentar.

 

A PECUÁRIA ORGÂNICA prioriza a saúde dos seres humanos, bem como a dos animais que servem de alimentação. Criam animais em espaços abertos, em detrimento dos locais fechados, nos locais fechados os animais apresentam maior propensão a proliferarem doenças, além de tornar a vida do animal um grande estresse.

Hoje em dia temos cosméticos orgânicos, produtos de limpeza, roupas e principalmente nossos alimentos orgânicos

Conforme a Lei nº 10.831, de dezembro de 2.003, que regula a agricultura orgânica no Brasil, o produto orgânico é aquele obtido dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária ou extrativista sustentável, que beneficie o ecossistema local, proteja os recursos naturais, respeite as características específicas de cada região ao produzir suas culturas.

 

O orgânico vai muito além de um produto natural sem agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. O produto é o resultado de uma agricultura baseada em sustentabilidade, cultivo natural, equilíbrio ecológico, respeito ao homem e ao meio ambiente.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile