O cooperativismo viabiliza oportunidades de desenvolvimento muda vidas e o mundo

Na economia do Brasil, este modelo de negócios é responsável por 50% do PIB agrícola. Tem mais destaque no setor agropecuário, porque a maioria do que é produzido nos campos passa por uma cooperativa, onde o que importa são as pessoas em primeiro lugar

Uma cooperativa é uma sociedade, cujo capital é formado pelos associados e tem a finalidade de somar esforços pra atingir objetivos comuns que beneficiam a todos. Temos cooperativas de produção, cooperativas de consumos e cooperativa de serviços. No entanto, o que importa são as pessoas em primeiro lugar .

As cooperativas ajudam o agricultor a se manter produzindo no campo, fomentando a comercialização dos seus produtos, sendo assim fornecem serviços aos seus cooperados e desenvolvendo as cidades. Cada sócio representa um voto, independente do tamanho de sua lavoura ou renda. Desta forma muitos produtores que estariam fora do mercado conseguem se colocar no agronegócio com condições de competir com os grandes.

O cooperativismo possui um papel importante na economia do Brasil, ele é responsável por praticamente 50% do PIB agrícola. Tem mais destaque no setor agropecuário, a maioria do que é produzido nos campos brasileiros, passa de alguma maneira por uma cooperativa.

Alguns benefícios no cooperativismo são: Geração e distribuição de renda; prestação de serviços; agregação de todo o tipo de produtor; ajuda nos processos de compra e venda; dá acesso a todos tipos de comércio e valoriza a produção dos cooperados.

 O que seria cooperativismo?

 Cooperativismo é a doutrina que aconselha a colaboração e a associação de pessoas ou grupos, com os mesmo interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. Tem como fundamento o progresso social da cooperação e do auxílio mútuo, porque os que se encontram em situação desvantajosa de competição, conseguem garantir a sobrevivência.

Cooperar é uma atividade fortemente ligada ao desenvolvimento da humanidade. Registros mostram que na Babilônia já se arrendava terras para produção coletiva de alimentos. No Brasil acredita-se que as primeiras experiências de cooperativismo aconteceram nas missões jesuíticas, que eram comunidades solidárias fundamentadas no trabalho coletivo, com objetivo de promover o bem estar de seus membros.

Tipos de cooperativas

As cooperativas dividem-se em diversos tipos, congregando consumidores de qualquer gênero, de forma a obter melhores preços, condições e qualidades de bens e serviços, comprando por atacado ou diretamente do produtor.  

– Cooperativas agropecuárias

– Cooperativas de consumo

– Cooperativas de crédito

– Cooperativas educacionais

– Cooperativas habitacionais

– Cooperativas de infraestrutura

– Cooperativas de mineração

– Cooperativas de produção

– Cooperativas de saúde

– Cooperativas sociais

– Cooperativas de trabalho

– Cooperativas de transporte

– Cooperativas de turismo e lazer

Cooperativismo no Brasil

Além de gerar trabalho, emprego e renda, este modelo de negócios transforma a realidade de milhares de brasileiros, todos os dias. Só nos últimos oito anos, o número de pessoas que se uniram a nós cresceu 62%, gente que veio cooperar por um mundo melhor. 

E uma das provas de que isso é possível é a quantidade de empregos gerados que aumentou 43%. E é assim, envolvendo cada vez mais brasileiros, que fortalecemos as cooperativas e o país.

Fonte: Sistema OCB
Fonte: Sistema OCB

 Sicredi  “Gente que coopera cresce”

É a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. A Sicredi escolheu seguir um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para o desenvolvimento financeiro dos associados, sempre acreditando que a escolha certa é a que é melhor para todos.

A Sicredi tem mais de 28 mil colaboradores. São mais de quatro milhões de associados. Sicredi significa Sistema de Crédito Cooperativo, um sistema de cooperativa e crédito brasileira, representada com aproximadamente 1707 agências, distribuídas em 2 Estados e no Distrito Federal.

 Foi fundada em 1902, em Nova Petrópolis-RS pelo Theodor Amstad. Hoje emprega mais de 25 mil colaboradores, seu slogan é ”Gente que coopera cresce.”

Fonte: Sistema OCB

Algumas cooperativas do Rio Grande do Sul

Cotrijal de Não Me Toque, que é a primeira cooperativa agropecuária do RS; Cotrisal; Cotripal; Languiru; Coopatrigo; Coagrisol; Camnpal; Cotrisel; CAAL.  

No ramo de crédito temos a Sicredi e a Unicred RS, na saúde a Unimed e tantas outras cooperativas.

CAAL – Cooperativa Agroindustrial Alegrete LTDA

A CAAL representa um sistema econômico distinto dos demais sistemas empresariais tradicionais. É a velha máxima de que a união faz a força. Assim cooperativas fortes fazem um agronegócio competitivo, sendo o cooperativismo um grande empregador e gerador de renda nos municípios onde atuam.

 Os benefícios que os sócios tem na CAAL é que cada sócio é um voto. Começa pelo sentido democrático a análise do cooperativismo como sistema econômico. No geral, os benefícios dependem de cada cooperativa, oferecendo a oportunidade de colocar no mercado serviços e produtos que de forma individual, seria inviável. Por exemplo, graças a união e ao espírito de grupo, uma cooperativa pode viabilizar um plano de saúde mais barato e com melhores serviços.

Por outro lado, em uma cooperativa de produção a garantia de comercialização e liquidez a preço justo é outra característica positiva aos associados. Por ser uma instituição voltada para as pessoas, a possibilidade de participar das decisões em assembleia, vem a ser outra vantagem do cooperativismo em relação ao sistema econômico tradicional. Nas cooperativas o associado tem “voz e vez”.

A parceria entre sócios e cooperativa, vem a ser uma parceria ganha ganha, pois o associado tem papéis variados na organização. O sócio é um dos donos, é fornecedor e pode ser cliente ao mesmo tempo. Este três em um é que deve ser administrado da melhor forma possível. O associado tem que receber o justo pelo que produz, a cooperativa tem que garantir renda para manter a estrutura de atendimento e ainda dar resultados no final do exercício para poder repartir entre os cooperados.

Cooperativismo no mundo

O cooperativismo é um movimento global. Em 150 países, cooperativas atuam para dar novas oportunidades a seus cooperados e apoiar o desenvolvimento de suas comunidades. Confira a relevância do nosso movimento para o planeta! Ao redor do mundo, o movimento cooperativista tem:

Fonte: World Cooperative Monitor 2018 e Organização Internacional de Cooperativas de Indústria e Serviços/ACI

Isso tudo é cooperativismo

 O cooperativismo é uma filosofia de vida, busca transformar nosso mundo em um lugar melhor, com pessoas felizes, com justiça e muitas oportunidades para todos os envolvidos. O cooperativismo consegue unir os desenvolvimentos sociais, econômicos, a sustentabilidade, a produtividade, o coletivo e o individual. As pessoas se juntam em torno de um só objetivo comum, onde todos são donos do seu próprio negócio.

Texto: Márcia Ximenes Nunes

Edição: Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Reprodução

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *