O Brasil vai exportar erva-mate para a Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão
Márcia Ximenes Nunes
O Governo Federal anunciou que o Brasil poderá exportar erva-mate para os países da União Econômica Eurasiática (UEEA), composta pela Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão. Sendo que essa expansão comercial reforça a presença do Brasil na região.
No ano passado, a erva-mate gerou US$ 89 milhões ao nosso país, com exportações para 61 destinos, na qual o principal destino é o Uruguai. Além da erva-mate, o Brasil já havia garantido este ano a exportação de amêndoas de cacau, suínos vivos, sêmen e embriões bovinos, além de bovinos vivos para reprodução.
Nos primeiros 9 meses de 2024, o país exportou mais de US$ 1 bilhão em produtos agrícolas para os países da UEEA, como soja, carne bovina, café e açúcar.
A erva-mate é uma planta medicinal que fornece muitos benefícios para a nossa saúde. Muito consumida na América do Sul, principalmente para o preparo da bebida quente como Chimarrão, chá mate gelado, tereré, sucos, na fabricação de bolos, pães, sucos, biscoitos, etc.
Um produto de origem indígena, em especial a etnia Guarani, que habitava a Argentina, Paraguai, Uruguai e no Sul do Brasil.
Conheça alguns benefícios que encontramos na erva-mate: