O Brasil é o segundo país com a maior população de gado do mundo perdendo apenas para a Índia e o couro ganha grande destaque na economia brasileira

O couro ou coiro é a pele curtida de animais, utilizada como material nobre para a confecção de diversos artefatos para o uso humano como sapatos, carteiras, bolsas, roupas, cintos, bolas, casacos, malas, pastas, bancos de carros e tantas outras utilidades.

O município de Estância Velha no Rio Grande do sul é chamado de “Capital Nacional do Couro”.

O couro bovino é o mais utilizado, porque é o mais abundante no mercado e pelo preço mais baixo. Depois temos o couro de caprino, tendo uma facilidade de encontrá-lo. Também são usados couros suínos, ovinos, jacarés, cobras, rãs e peixes.

A lei 4.888, vigente desde 1965, destaca que somente produtos oriundos de pele animal podem receber a denominação de “couro”. No Brasil, existe essa lei que proíbe o uso de expressões como “couro sintético” ou “couro ecológico”. Essa lei tem como propósito, que o material couro, diferencia-se dos demais por sua durabilidade.

O couro vem a ser a pele curtida de origem animal. O curtimento é feito através de processo físico e químico, que transforma uma matéria prima perecível, sem uso específico, em um material nobre que permite diversas possibilidades de uso.

Os estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul são os maiores produtores de couro bovino do país. Os preços pagos pelos nossos couros ainda são muito baixos. O principal destino do couro é para a China, Estados Unidos e Itália. Conforme dados, o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, exportando mais de 2 bilhões de dólares por ano. Segundo dados do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), nosso país possui 260 curtumes que exportam produtos para 80 países e gera mais de 40 mil empregos.

O município de Estância Velha no Rio Grande do Sul é considerado a “Capital Nacional do couro”, o município tem tradição no beneficiamento de couros, todo voltado a fabricação de selas, acessórios para montaria e produção de calçados.

No nordeste, em função do clima, o carneiro proporciona uma pele singular, tendo uma resistência superior aos de outras regiões, o couro é menos gorduroso e elástico.

Curtume são operações de processamento do couro cru, e por extensão, ao local onde este processamento é feito. A finalidade é deixar o couro utilizável para a indústria e o atacado

Tipos de curtimento: cru, cru sovado, meio-curtume, atanado, semi-cromo e cromo.

No Brasil, com a colonização, os rebanhos aumentaram rapidamente devido ao clima e as pastagem. Os curtumes foram criados como consequência da expansão do rebanho. Hoje nosso país tem o maior rebanho bovino do mundo.

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *