Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

O Brasil é o líder em exportações de tabaco há 30 anos, o que faz o agronegócio neste setor crescer cada vez mais e o nosso país é maior produtor mundial da folha

 

O Sinditabaco 2023 chegou há 30 nos de liderança brasileira nas exportações de tabaco. O presidente do Sinditabaco Iro Schünke define “evolução e sucesso”, como as palavras que marcam a história do tabaco brasileiro.

Acredita-se que o tabaco é uma planta originária dos Andes Bolivianos, onde já era utilizada por tribos indígenas desde o século XV e foi através das migrações indígenas que a planta chegou ao Brasil. As folhas eram usadas em rituais e para fins medicinais, seu uso se dava de diferentes maneiras: comiam, bebiam, mascavam e aspiravam, mas o principal uso era o fumo.

A contribuição desse setor para a economia brasileira fica a cada ano que passa consolidada e reconhecida. O tabaco superou as expectativas traçadas para 2022 e ultrapassa novamente a marca de US$ 2 bilhões em divisas.

Schünke diz que os bons resultados econômicos também se traduzem em relevantes ações nas áreas ambientais e sociais, muitas das quais pioneiras e inovadoras. Na área social, é imprescindível citar os resultados do “Instituto Crescer Legal”, uma preciosidade para jovens no meio rural e que tem sido reconhecida por onde passa.

 

Em 2015 foi lançado o programa de aprendizagem profissional rural do Rio Grande do Sul e nossos passos têm ficado mais largos. Nesse ano temos a alegria de iniciar nossa atividade também em Santa Catarina, no município de Itaiópolis.

A produção de tabaco é cultivada em 488 municípios da região sul do Brasil, por 128 mil produtores que colocam o nosso país em destaque como maior produtor mundial de folha de tabaco. As vendas são direcionadas, principalmente, para os países da Bélgica, China, Alemanha, França e outros.

 

O tabaco é um cultivo usado para produzir cigarro, apesar de todos os malefícios do cigarro à saúde, as folhas de tabaco podem ser usadas para alguns benefícios à saúde:

– Agem para o rejuvenescimento da pele                                                                                                         

– Ações anti-inflamatórias

– Servem de medicamentos como vacinas e anticorpos

O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina e causa aproximadamente 50 doenças diferentes. O tabagismo ativo ou passivo prejudica a saúde de quem fuma e de quem não fuma (que inala a fumaça), podendo levar a morte.

“FUMAR FAZ MAL PARA A NOSSA SAÚDE, PODENDO NOS LEVAR A MORTE”

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Sair da versão mobile