Os mediterrâneos chamavam o azeite de oliva de “ouro líquido”, por causa de seus inúmeros benefícios para a nossa saúde. O óleo foi muito usado nas guerras antigamente para aliviar e curar feridas dos soldados.
Surgiu na região da Mesopotânia, há 8 mil anos atrás e hoje em dia os países do Mediterrâneo possuem mais de 90% da produção mundial de azeite de oliva. No Brasil o azeite de oliva surgiu quando os portugueses trouxeram junto com eles as mudas de oliveiras para plantarem aqui. O nosso país é o segundo maior produtor mundial depois dos Estados Unidos.
O Brasil tem se destacado mundialmente com a produção de azeite, principalmente no Rio Grande do Sul, na qual é o estado maior produtor do país, responsável por 75% da produção nacional, seguido pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
Com esse aumento do interesse da população brasileira para consumir um óleo que traga benefícios para a saúde, o estado gaúcho se preparou para superar a produção de 2022, que foi de 450 mil litros, e ultrapassar o volume de 500 mil litros neste ano de 2023 e aproximadamente 100 milhões de litros do azeite passa pela cozinha dos brasileiros.
Alguns benefícios do azeite de oliva:
– Possui antioxidantes
– Propriedades anti-inflamatórias
– Previne doenças cardiovasculares
– Reduz o colesterol
– Diminui o risco de diabetes
– Protege o cérebro
– Melhora os sintomas de artrite
– Faz bem para os ossos
– Pode ser usado no combate a depressão
– Previne casos de colite ulcerativa
– Previne o envelhecimento precoce
– Ameniza dores no ouvido
– Um hidratante natural
– Ajuda na digestão
– Protege o cérebro
– Previne doenças cardíacas
– Faz bem para os ossos