A criação de avestruz vem ganhando muito espaço nas prateleiras de carne exótica do Brasil. Aqui no Rio Grande do Sul é comum vermos essa grande ave no campo das estâncias, entre animais como o gado e as ovelhas, uma ave que já está acostumada com o clima do Sul.
O avestruz é uma ave de clima quentes (32º C) e o verão gaúcho possui essas condições climáticas para as aves. Quando chega o inverno elas necessitam de mais aquecimento, mesmo já estando adaptadas ao frio
Estrutiocultura é a criação de avestruz, que vem ganhando bastante espaço no agronegócio gaúcho, na qual aparece como uma carne exótica no Brasil.
No Brasil possui mais de três mil criatórios, sendo que no Rio Grande do Sul têm mais de 140 produtores, com um potencial gerado pela carcaça e pela carne da ave, na qual gera 20 ovos por fêmea em cada período reprodutivo e oferece aproximadamente 42 quilos de carne por ave. (Reportagem de Daisy Vivian & Elisabete Dala Lana).
A carne de avestruz tem 92% menos gordura do que as carnes vermelhas, como a de gado, e 60% menos que as brancas, como o frango A cada 100 gramas de carne de avestruz há em média 96 calorias, enquanto na bovina, as calorias sobem para 240. A parte mais nobre são as coxas.
O avestruz é a maior de todas as aves, podendo atingir 3 metros de altura. Ela não é capaz de voar, mas pode correr a uma velocidade de 70 km/h. Um animal onívoro (que se alimentam tanto de plantas, algas ou outros animais) e possui hábitos diurnos. Enquanto se alimenta mantém seu pescoço abaixado, o que pode ter originado o mito de colocar a sua cabeça em buracos para se esconder. Para ajudar a fazer a digestão, isto é, moer os alimentos no estômago, ele também come pedras, sendo que é por isso que dizem que ele come tudo o que vê pela frente.
Na alimentação da ave estão incluídos alimentos como gramíneas, raízes, flores, talos, sementes, pequenos animais como insetos e lagartixas.
A criação de avestruz está sendo uma fonte de renda promissora no país e podendo ter a comercialização da carne, ovos, couro e plumas. A ave pode durar 70 anos em cativeiro, as fêmeas chocam os ovos durante o dia e os machos à noite, e a fêmea coloca um ovo a cada dois dias. O avestruz pode dormir em pé e com os dois olhos abertos por cerca de 6 horas.
A estrutura para criar avestruzes não precisa ser complexa, basta reativar um galpão, sem uso em sua propriedade para proteger as aves do sol, da chuva, do frio e do vento.
No Brasil possui cerca de 600 mil cabeças de avestruzes nascidos no país e é o segundo maior rebanho mundial, ficando atrás da África do Sul. Lembrando que a posse de animais silvestres exige prévia autorização do IBAMA.