Artesão é aquela pessoa que fabrica seus produtos através do processo manual ou com auxílio de algumas ferramentas. Aquele que produz itens de caráter funcional ou decorativo, conhecido como artesanato, a partir do qual ele obtém a sua renda.
Desde que o mundo é mundo já existiam artesãos fabricando seus produtos com as mãos e usando muito a sua criatividade no que faz.
Os artesãos medievais ou mesteirais eram os profissionais especializados que fabricavam produtos ou prestavam serviços. Os artesãos medievais dividiam-se entre aquele que operava o seu próprio negócio e aqueles que trabalhavam para os outros. Os que tinham o seu próprio negócio eram chamados de “Mestres”.
A reciclagem está cada vez mais presente entre os artesãos, além de ajudarem o meio ambiente, esta técnica permite a reutilização de diversos itens que seriam jogados no lixo e que teria um destino muito cruel para a nossa natureza.
Hoje nosso entrevistado é o artesão, pintor e letrista Sérgio do Carmo, que fabrica o seu artesanato com materiais recicláveis.
Quais os produtos você fabrica?
…”Gosto de trabalhar com restos de madeira reciclada que é uma tradição no artesanato gaúcho e com pneus. Fabrico objetos para decoração, porta cuia, porta chapéu, porta vinho, casinhas, pássaros (pneus), tatu entre outros.”…
Quais produtos são mais vendidos?
…”Os produtos mais vendidos são o artesanato rústico em madeira e os pneus reciclados.”…
Conte-nos o seu dia a dia?
…”O meu dia a dia é sempre pensando nos objetos que são descartados incorretamente na natureza, ao mesmo tempo eu ajudo o meio ambiente, e depois começo meu trabalho de artesanato.”…
Onde vende os seus produtos?
…”Meus produtos eu vendo nas feiras que acontecem pela cidade e o valor sempre cabe no bolso de todos, e alguns produtos as pessoas que me conhecem compram diretamente comigo.”…
Pra você qual a importância de trabalhar com materiais recicláveis?
…”É importante que ao mesmo tempo de ser o meu trabalho eu retiro da natureza os materiais reciclados que as pessoas jogam fora, não apenas visando o meu lucro, mas sim usando o lixo reciclado incorretamente no meu trabalho, a natureza agradece e eu também.”…