O abacaxi já era cultivado pelos indígenas, conheça os inúmeros benefícios desta fruta tropical
Márcia Ximenes Nunes
O abacaxi ou ananás é uma infrutescência tropical, produzida pela planta de mesmo nome, é um símbolo das regiões tropicais e subtropicais. Os abacaxizeiros cultivados pertencem à espécie Ananas Comosus, que compreende muitas variedades frutíferas. Uma fruta exótica da América do Sul.
Quando o fruto está maduro, suas folhas se soltam facilmente ao puxar tem o sabor bastante ácido e, muitas vezes, adocicado.
A fruta já era cultivada pelos indígenas, originária da América Tropical e Subtropical. Os nativos do sul do Brasil e Paraguai disseminaram o abacaxi na América do Sul e chegou ao Caribe na América Central e ao México.
O abacaxi é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres, rico em vitaminas A, C, E e Complexo B. Possui fontes de bromelina, que são um grupo de enzimas que atua como uma espécie de super-heroína no corpo humano, ela bloqueia a entrada de bactérias em nosso organismo, como a salmonella, que contamina alimentos e provoca dores, náuseas, vômitos e diarréia.
A fruta pode ser consumida fresca, desidratada, em conserva, no preparo de vitaminas, salada de frutas, iogurte, sorvete, picolé, sobremesas e muitas outras receitas.