Novo lockdown em Alegrete

Com o agravamento da pandemia, o distanciamento social mais severo começará nessa sexta à noite até segunda às 6h, para evitar um número maior da contaminação pelo novo coronavírus

Adotado por países como China, Espanha, Itália e Alemanha a medida chamada lockdown é uma expressão em inglês, que significa confinamento ou fechamento total. É o método mais radical imposto por governos para que as pessoas cumpram o período de distanciamento social.

Consiste em fechar uma cidade ou região, interditando vias, proibindo deslocamentos e viagens não essenciais. Com o agravamento da pandemia, o distanciamento social mais severo, passa a ser uma medida para evitar um número maior da contaminação pelo novo coronavírus, pelo menos no final de semana teremos menos pessoas circulando por ai, afinal de contas não sabemos quem tem o vírus.

As opiniões divergem muito sobre esse assunto “lockdown”, fica difícil contentar toda a população, uns querem que o comércio fique aberto, outros pedem pra o comércio fechar, os médicos imploram para ficarem em casa, se precisarem sair que usem máscaras e evitem aglomerações.

 O povo sai pra rua, se aglomeram, saem sem necessidade para passear, tomarem sorvetes, beberem com os amigos e o vírus ai circulando, afinal não sabemos onde ele está, outros dizem que não pegarão o vírus só no final de semana, uns concordam com o decreto da prefeitura, outros acham que está tudo errado, tá difícil mesmo chegarem a um consenso.

Mas vamos ouvir a opinião do prefeito Márcio Amaral e da Secretária da Saúde Bianca Casarotto.

O que é melhor para a população

 Em entrevista com nosso prefeito Márcio Amaral, ele diz que como prefeito tem que decidir o que é melhor para a população e as decisões são sempre em conjunto. Reuniu-se com inúmeras lideranças dos mais diversos setores e segmentos do município, que formam o comitê COVID-19, decidiram que a partir de sexta-feira à noite até segunda às 6hs, repetir o lockdown da semana passada, estão tentando manter coerência para evitar que a situação chegue a um ponto extremo.

O prefeito pede que a população colabore, cumprindo todos os decretos elaborados para conter o contágio e achatar a curva de contaminação, especialmente no que diz respeito ao distanciamento social e o uso de máscaras. Se não fizerem o distanciamento, a contaminação aumentará, colocando-nos em risco de colapso hospitalar.

Riscos de insuficiência de leitos

O sistema público e privado de saúde local não tem condições de enfrentar um surto elevado de COVID-19, há riscos de insuficiência de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes graves, não somente o coronavírus, mas outras doenças também. O prefeito diz que está sempre tentando o melhor caminho para a nossa comunidade, que é preservar a saúde e a vida das pessoas.

Bianca Acosta Casarotto, Secretária da Saúde de Alegrete, fala que a ideia do lockdown, como o próprio prefeito menciona, surgiu a partir de uma reunião com o corpo médico da Santa Casa de Caridade na quinta-feira passada, na qual trouxeram os números de leitos ocupados, a dificuldade de substituição dos profissionais afastados sintomáticos, dificuldade na aquisição de medicamentos como: sedativos e relaxantes musculares que são imprescindíveis no tratamento intensivo de pacientes.

O aumento considerável de casos confirmados diariamente e principalmente o comportamento da população nas ruas da cidade. 

Entenderam que era necessário uma decisão e uma medida mais drástica pra atentar à todos da importância e da necessidade da colaboração de todos da comunidade.

As equipes de Atenção Básica(AB) tem trabalhado nos monitorados das Síndromes Gripais (SG) dos casos confirmados e dos contatos desses, enfrentam grandes dificuldades, pois nem sempre são atendidas e quando são, muitas vezes são recebidas de forma nada amistosa, infelizmente.

Estão testando todas as SG notificadas e todos os contatos diretos de pacientes positivos sintomáticos ou não. Nossa secretária da saúde pede a colaboração de toda a população, lembrem-se que vocês podem ter um amigo ou familiar que precise de uma UTI, portanto fiquem em casa.

Empatia com o próximo

Temos aqui o apelo do nosso prefeito e da secretária da saúde pedindo ajuda a população, para que fiquem em casa, só saiam em caso de necessidade grave, para que tenhamos um efeito positivo nesse lockdown.

Nunca esqueça de ter empatia com o próximo, hoje você pode estar bem de saúde, mas amanhã pode ser algum familiar seu que precise de atendimento. 

Procure ficar em casa nesse final de semana, aproveite e curta sua família, lembre-se que nem sempre podemos fazer isso, aproveite para meditar sobre isso tudo que está acontecendo nas nossas vidas desde o mês de março.

Texto Márcia Ximenes Nunes

Edição: Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Reprodução

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *