Novo ciclone se formou sobre o Rio Grande do Sul, com chuva forte e ventos que passaram dos 100 km/h

 

O ciclone extratropical permanece no RS nesta quinta-feira, muita chuva volumosa e rajadas de ventos acima de 100 km/h, sem falar da queda de granizo que já caiu sobre alguns municípios como o de Vera Cruz e Sobradinho, atingindo inúmeras casas.

A área de baixa pressão se deslocou do Norte da Argentina para o Oeste e Noroeste do RS, o centro de baixa pressão avançou sobre o território gaúcho o que deu início a formação do ciclone.

Muitos prefeitos cancelaram as aulas nas escolas por dois dias por conta da tempestade, o ciclone está passando pelo estado e se deslocando para o leste em direção ao mar.

De acordo com a MetSul, ciclone extratropicais são capazes de gerar ventos mesmo a milhares de quilômetros de distância do seu centro. O vento do ciclone que se forma no Sul do país poderá ser sentido em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, RS e SC serão os estados mais atingidos, o ciclone se formou devido à entrada  de uma frente fria.

No estado gaúcho é o terceiro ciclone em menos de um mês e isso conta com a influência do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aumento das temperaturas.

O primeiro ciclone resgistrado no estado em 2023 aconteceu em 16 de junho. O fenômeno causou mortes, estragos e muitas pessoas tiveram que abandonar as suas casas. O segundo, que passou pelo estado dia 7 de julho, bloqueou estradas, deixou famílias ilhadas, mas causou menos prejuízos. E, este de agora já está causando muitos estragos.

A Defesa Civil alerta para que a parte da população que puder ficar em casa é o ideal.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *