Nosso entrevistado de hoje é um zootecnista, produtor rural, professor universitário e sua propriedade é no Alegrete – RS, onde a fazenda faz parte do turismo rural da região e com animais silvestres andando livres pela “Fazenda da Cascata”

 

O Zootecnista é o responsável pelo aumento e melhoria da produção e da qualidade dos produtos e serviços de origem animal, garantindo a segurança alimentar, respeitando a sustentabilidade da produção e preconizando o bem-estar da humanidade e dos animais.

Nossa entrevista de hoje é com o zootecnista, produtor rural, professor universitário da URCAMP, campus Alegrete, Mestre em melhoramento genético, trabalha com bovinos de corte e com nozes-pecã, Henrique Dorneles Fernandes, o que ajuda a alavancar à economia do município, e a propriedade “Fazenda da Cascata” faz parte do projeto do Turismo Rural na região. Na propriedade trabalha toda a família junto, onde todos se dedicam ao funcionamento do local.

Como funciona o turismo rural em sua propriedade?

…”Temos vários animais silvestres da nossa fauna para quem vier visitar, uma lagoa com um grupo bem significativo de capivaras que vieram para cá  por conta própria, pois foi a natureza que se posicionou. Temos bugios na volta das casas e no mato e as pessoas podem visualizar tudo na visitação.

Temos uma cascata de formação natural que dá o nome a propriedade, uma cachoeira muito bonita, onde colocaram uma ponte pequena. Temos locais com balanço e um banco para os visitantes contemplarem o horizonte, formações rochosas e uma lagoa em forma de coração,  todo um atrativo turístico.

Geralmente é a família que vem passear, adquirem um plano onde recebem uma cesta com produtos coloniais e elas fazem o seu passeio. Na propriedade temos placas indicativas, uma estrutura bem rústica com bancos, tudo simples, mas as pessoas tem a oportunidade de contemplar a natureza.

A Fazenda da Cascata é centenária, com 120 anos, com atrativos naturais da flora e da fauna que serão sempre preservadas.”…

                                                           

Quando começou a produção de noz-pecã?

…”A nogueira pecã tem um ciclo bastante longo, e esse foi o primeiro ano que fizemos uma colheita mecanizada, as árvores estão completando 10 anos de idade. O plantio foi em 2013 e de lá pra cá tivemos muitos cuidados como: tratar culturas, adubação, as podas devem ser feitas anualmente, produtos aplicados nas folhas e combate a fungos… tudo começou com a idéia de investirmos em uma cultura que pudesse trazer uma renda extra na propriedade, uma diversificação e optamos pela nogueira por ser um produto resistente, porque nosso maior desafio e cuidado com tudo isso era relacionado a mão-de-obra, não sabíamos se íamos ter gente para colher na época ou se podíamos acessar uma colheita mecanizada como foi esse ano. Tínhamos medo de um produto que fosse mais perecível e acabar perdendo toda a produção, sendo que a nogueira é muito resistente.”…

 

…”Mas são 10 anos de espera, a partir do sexto ano começamos a colher um pouco, foi uma colheita manual, na qual derrubávamos as nozes com uma taquara e as árvores ainda não eram tão grandes, um grupo de pessoas ajudava a juntar do chão. Temos um plantio de cinco hectares e meio, com 10 metros de espaçamento entre cada árvore, no final um plantio de 550 mudas, hoje temos 470 produzindo. A idéia da produção de nogueiras foi uma parceria com meu irmão Paulino Dorneles Fernandes Neto.

                                                                                                                                

De quanto foi sua produção e para quem vendem o produto?

…”A produção foi de uma tonelada e meia no ano passado, mas perdemos quase toda nossa produção, porque neste período é muito chuvoso na região, praticamente perdi a metade da produção. Este ano ainda não finalizamos, mas fizemos a colheita com uma máquina e com muita chuva o que atrapalhou nosso serviço, tivemos que ir acumulando sacos, ainda não temos os números ao certo porque não terminamos a colheita ainda, vendemos para a Pecanita, uma empresa da cidade de Cachoeira do Sul – RS, mas acho que teremos 4 toneladas.”…

                                                                                                                                                                     

Quais as raças de bovinos de corte vocês tem na propriedade?

…”Hoje trabalhamos com Braford, uma raça sintética, ainda temos alguma coisa de Hereford. Nós exploramos a fase do sistema de criação, ou seja, produzimos terneiros e comercializamos terneiros, não fizemos a recria e nem o ciclo completo, ficamos apenas com as fêmeas para reposição do rebanho, onde substituem as vacas que precisam ser descartados pelo motivo da idade.”…

O que faz um zootecnista?             

…”É um ramo da ciência de exploração da agropecuária, onde temos a Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia. Quando eu era jovem e estava por optar entre veterinária e zootecnia, porque a nossa propriedade tinha na verdade a vocação para explorar animais, eu optei pela zootecnia, por ser uma profissão que tem o objetivo principal a exploração zootécnica dos animais visando o máximo possível de produção. Ela trabalha com nutrição, genética, manejo, visando aumentar a produtividade, a quantidade de produção.”…

Como funciona o melhoramento genético?

…”São metodologias e tecnologias utilizadas para que a gente consiga aumentar e ou potencializar a produção dos animais, digamos que o melhoramento genético busca basicamente fazer com que as próximas gerações, os filhos sejam melhores que os pais, ou pelo menos que não sejam piores.”..

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *