O curso de Engenharia Agrícola forma profissionais que atuam no campo do agronegócio, buscando novas técnicas de plantio e manuseio das terras. O programa tem o objetivo de aprimorar a eficiência da produção agrícola e pecuária por meio da aplicação de princípios de engenharia. As disciplinas englobam desde o estudo de solos, hidráulica, máquinas agrícolas, até o manejo de recursos hídricos e tecnologias de irrigação e as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço nessa área do agronegócio.
Maria Eduarda Hitz é formada em Engenharia Agrícola pela Unicersidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), na cidade do Alegrete no Estado gaúcho.
Como foi sua vida em relação ao meio rural e quando começou a ter gosto pela Engenharia Agrícola?
…”Sou de família de produtor rural, então meu contato com o meio rural vem desde que eu nasci. Quando terminei o Ensino Médio eu tinha 17 anos e não sabia ao certo o que fazer e a minha mãe comentou comigo sobre o curso de Engenharia Agrícola, na qual eu ainda desconhecia, e decidi me inscrever no curso.
Comecei minha faculdade com 18 anos e no começo do curso ainda não tinha certeza se estava no “caminho certo”, da metade do curso até hoje me sinto realizada na área em que escolhi trabalhar.”…
O que faz um engenheiro agrícola?
…”O engenheiro agrícola é responsável por estudar e aplicar a ciência da engenharia e princípios de projetos para fins agrícolas. O curso possibilita a atuação em diversas áreas, sendo que, hpa as cinco grandes áreas que são: construções e ambiência rural, mecanização agrícola, irrigação e drenagem, eletrificação rural, armazenamento e beneficiamento de grãos.”…
Quais são os seus planos para o futuro?
…”Atualmente trabalho na empresa Agroser Concessionária Case IH, no setor AFS (Advanced Farming System), que é o setor de agricultura de precisão responsável pelas tecnologias do campo.”…
O que vem a ser Agrcultura de Precisão?
…”A agricultura de precisão é uma área da agricultura que visa a precisão e a acurácia (perfeição) na execução das tarefas e na utilização dos produtos no campo, um dos objetivos dessa prática é o aumento da eficiência no campo.”…
Você foi Rainha do Arroz em Alegrete, o que significa para você esse papel e como funciona o concurso?
…”Desfilei para a rainha do arroz em 2022. e então me tornei a rainha e como não ocorreu o concurso no ano de 2023 continuou a mesma corte do ano anterior. Mas, normalmente a escolha da corte ocorre todos os anos no baile do arroz no final de semana arrozeira.
Esse concurso e aberto para toda a comunidade onde meninas de a partir de 18 anos podem participar e a escolha é por votação dos presentes no evento. Acredito que o concurso tem o intuito de personificar a importância e os valores culturais do arroz na cidade, como também tem o propósito de destacar e defender um setor que é um dos pilares fundamentais da alimentação e da economia.”…