A contribuição italiana para com a cultura do Rio Grande do Sul é bem intensa, os sabores vindos da Itália se misturaram com a culinária gaúcha e aconteceu todo esse aprendizado, mistura de gostos tanto doces como salgados, e tudo isso você encontra aqui no Estado gaúcho.
Os italianos ficaram nas cidades e criaram novas cidades-colônias de suas linhas de cultura do vinhedo ou do Trigo e das frutas como figo, pêssego e outras de natureza européia além do ciclo do milho ou da banha.
Em 20 de maio de 1875, os primeiros italianos chegaram ao Campos dos Bugres (Caxias do Sul). Inaugurou-se então o primeiro ciclo imigratório, de 1875 a 1914. Instalaram-se no Rio Grande do Sul 84 mil italianos vindos sobretudo da Lombardia, Vêneto e Tirol.
As chamadas colônias imperiais formadas nos primeiros anos em que os imigrantes italianos chegaram ao sul do país, são hoje conhecidas como: Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Antônio Prado, Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi, Serafina Corrêa e outras.
Algumas comidas típicas italianas: galeto, capeletti ou agnoline, polenta, fondue, cuca, sagu, omelete, salame, queijo, lingüiça, vinho colonial, pizzas, massas, ravioli, risoto, bistecca, polpettone, macarrão à bolonhesa, filé Parmegiana, nhoque, lasanha, espaguete e bruschetta.
Com um sabor muito rico e intenso os doces italianos ganham adeptos em todas as partes do mundo.
Doces como: palha italiana, cuca doce, cannoli, panna cotta, caçarola italiana, tiramisù, cassata, crostata de ricota, gelato italiano e outras receitas deliciosas muito apreciadas.
Onde tem italianos tem muita comida, música, gaita, violão, são um povo muito acolhedor que se misturou com a hospitalidade do povo gaúcho.
Alguns costumes italianos adotados no RS:
– Maneira de se cumprimentar dando dois beijos no rosto quando se tem intimidade e apertar a mão quando não são tão íntimos. Hoje o gaúcho dá os dois beijos e ainda dá um abraço no outro, algo que marca a hospitalidade e o carinho do povo do sul.
– Tomar o café da manhã e cafezinho durante o dia
– Produzir a sua própria bebida artesanal
– Os italianos são muito barulhentos, o povo fala alto e gesticula com as mãos e adoram discutir por qualquer coisa.
– Comer galeto, polenta, massa, queijo, salame e vinhos
– Introdução da gaita em nossos conjuntos tradicionais
– Muito católicos e conservam o hábito de rezar o terço em família
– Casas com grandes porões onde ficavam os depósitos de comidas e a cantina
– O cultivo da uva, trigo, milho, feijão, mandioca e verduras
– Pausa para descansar
– Adoram boas conversas
– Alimentação é coisa séria
– Sentem orgulho da cultura local
– Celebram a arte e a beleza
– Priorizam tempo de qualidade em família