Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

No mês de junho vem aquele frio junto com ele e chega a hora de consumirmos aqueles alimentos mais quentinhos para aquecer o corpo e a alma, conheça os legumes do mês de junho

 

Em linguagem comum, denomina-se de legume qualquer planta comestível ou parte comestível de planta leguminosa ou herbácea. A parte comestível pode ser a raiz (cenoura, beterraba), o tubérculo (batata), o bolbo (cebola), o fruto (tomate, pepino), a flor (alcachofra, couve-flor), as folhas (alface), o talo (alho-francês) ou grão (milho). Por outro lado, em botânica, o termo legume tem um significado mais restrito e denomina as vagens, ou frutos, das plantas leguminosas.

Legumes de junho: Abóbora, batata-doce, berinjela, cará, ervilha, inhame, mandioca e mandioquinha.

INHAME

O inhame é um dos tubérculos que fazem parte de diversas receitas do dia a dia de muitas pessoas. Suas cores podem ser marfim, amarela e roxa, é do tamanho de uma batata-doce e sua casca é marrom e cheia de fiapos.

Fornece bastante energia para o nosso organismo, contendo carboidratos, fibras solúveis, vitaminas do complexo B, C, B6, B1, riboflavina, ácido fólico, niacina, cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio, fósforo e boa quantidade de antioxidantes.

 

O inhame poder ser consumido cozido, assim como a batata, podendo ser usado em preparação de bolos, pães, tortas, purês, com carne, assado, etc.

Benefícios do inhame para nossa saúde:

– Melhora os problemas respiratórios       

– Previne doenças cardíacas

– Aumenta a imunidade

– Melhora a visão

– Faz bem para a pele

RECEITA DE BOLO DE INHAME SEM GLÚTEN

– 400 gramas de inhame descascado, cortado em pedaços

– 4 ovos         

– ½ xícara de óleo

– 1 xícara de açúcar mascavo

– 2 xícaras de farinha de arroz

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 3 colheres de sopa de chocolate em pó

Bater o inhame, os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador. Depois misturar com os outros ingredientes. Coloque em uma forma untada e leve para assar por aproximadamente 35 a 40 minutos.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile