No mês de julho temos frutas saborosas que podemos consumir até por preços mais acessíveis dependendo da região onde você mora
Márcia Ximenes Nunes
Com o início do inverno e as temperaturas baixas, precisamos de alimentos ricos em nutrientes para aguentarmos o frio intenso. Sendo que não podemos deixar de comer as frutas porque são muito importantes para a nossa saúde.
Algumas frutas de mês:
– Abacate
– Carambola
– Cupuaçu
– Laranja lima
– Maracujá doce
– Bergamota
– Caqui
– Lima
– Banana
– kiwi
CUPUAÇU
É o fruto de uma árvore originária da Amazônia e parente próxima do cacaueiro. Um fruto muito popular no estado do Pará, principalmente em Belém e Presidente Figueiredo.
O cupuaçuzeiro possui habitat exclusivo na floresta pluvial Amazônica, atingindo 15 metros de altura e 35 cm de diâmetro, mas possui fácil adaptação em qualquer tipo de solo e pode ser cultivado em outras regiões.
Possui folhas grandes e largas, suas flores possuem coloração que variam do creme ao púrpura e são polinizadas por abelhas.
Seu fruto tipo baga, possui casca dura, lisa, de cor marrom e pesa até 1,5 kg. Possui polpa adocicada e cheiro agradável.
Suas sementes são torradas, moídas e usadas na fabricação do chocolate, que vem ganhando cada vez mais adeptos para consumo da iguaria, em vários países de vários continentes.
Da sua polpa se prepara sucos, sorvetes, picolés, doces, tortas, bolos, licores, aguardentes, mousses, pavês, compotas, doces cristalizados, bombom e outros.
Usado na cosmetologia, na produção de cosméticos, apresentando efeito de protetor solar. Suas folhas possuem ação calmante e aliviam os sintomas da bronquite e infecções renais.
A casca do cupuaçu é usada como adubo, ou aplicada na geração de energia sustentável, por um projeto que utiliza a casca como fonte de biomassa para produzir energia, que está em desenvolvimento em uma comunidade do Amazonas.
Benefícios de comermos cupuaçu para o nosso organismo: