No dia mundial do café conheça os benefícios do café para a sua saúde

Pesquisas revelam que a bebida deixou o banco dos réus para se tornar uma aliada do bem-estar.

Hoje, 14 de abril é comemorado o “Dia Mundial do café”, a data homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo. Seja ele pingado, cappuchino, café gelado, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas. 

E com os brasileiros não é diferente, a maioria sente a necessidade de tomar uma xícara quando acabam de acordar. Além de despertar os ânimos, o café ajuda na concentração para realizar as tarefas do dia a dia. O estudante de Direito, Jardian Moraes falou sobre essa relação diária com o café. 

“Quanto a minha relação com o café tomo todos os dias, pela manhã tomo duas ou três xícaras, pela tarde também. E antes da pandemia eu ia direto para um café perto da faculdade, lá tem um café gelado muito bom. Sempre fui acostumado a tomar café, tomo ele de todo jeito, com açúcar ou sem, é como se ele me desse a energia necessária pra aguentar o dia, me dá prazer e energia”, contou Jardian. 

Café Gelado

Apesar dessa necessidade que muitos tem de tomar uma boa xícara de café, ainda há muitos mitos e verdades sobre essa bebida, como a quantidade que se deve ingerir no decorrer do dia ou ações benéficas para a saúde. 

Entretanto o hábito de tomar café, desde que em doses moderadas, de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia, não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios. Entre os motivos está sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis – antioxidantes que impedem, ou ao menos diminuem, a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular. Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar.  

Para muitos já faz parte da rotina diária tomar café que nem perceberam em que momento da sua vida adquiriu o hábito. A estudante Ana Santiago é uma dessas pessoas que não vivem sem o bom e velho café. 

“A minha relação com o café é uma relação muito boa, para mim tudo ficar bom depois de uma boa xícara de café. Na verdade, acredito que beber café já é algo muito comum desde o nosso nascimento, é algo que faz parte do nosso dia, como se fosse uma regra beber café todos os dias pela manhã ou tarde. Me proporciona energia e força de vontade”, disse Ana. 

De acordo com a Associação Brasileira de Industria de Café (ABIC), estudos epidemiológicos desenvolvidos nesta área, informaram que a probabilidade de os consumidores moderados de café desenvolverem os sintomas usuais de asma é, em média, 30% menor do que os não consumidores, sendo o efeito benéfico significativamente dependente da dose ingerida. Além do seu efeito broncodilatador, a cafeína também reduz a fadiga dos músculos respiratórios. Comparativamente com um placebo, a cafeína provocou uma modesta melhoria da função pulmonar até 2 h após consumo. Os estudos realizados sugerem indiretamente que o consumo moderado de café, a longo prazo, pode não só reduzir os sintomas, mas também os riscos de manifestações clínicas de asma. 

Com o atual cenário que a população mundial está vivendo em relação a pandemia do novo coronavírus, saber que a cafeína provoca uma modesta melhoria da função pulmonar é muito importante. Todo cuidado e prevenção é bem-vindo.

Agora que já sabe qual a média diária de café e seus benefícios para a saúde, uma xícara de café fresquinho seria uma boa pedida.

Fotos: Divulgação

Com informações da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIN)

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *