No dia 21 de fevereiro comemoramos o “Dia Nacional da Imigração Italiana no Brasil
Márcia Ximenes Nunes
O nosso país sempre abrigou muitas etnias como os italianos, alemães, portugueses, açorianos, japoneses, poloneses, venezuelanos e muitos outros que aqui chegaram, trazendo suas culturas, culinária, religião, usos e costumes, mão-de-obra, sendo que o que trouxeram de bom se misturou com a cultura de todas as regiões brasileiras.
Atualmente e aproximadamente temos 35 milhões de ítalo-brasileiros que vivem no nosso país.
Esta história começou a 101 anos atrás, em 1874, quando chegou ao porto de Vitória o navio a vapor “La Sofia”, que partiu de Gênova, na Itália e trouxe 388 italianos para trabalharem em uma fazenda do Espírito Santo.
No fia 21 de fevereiro eles finalmente pisaram em solo brasileiro e esse dia entrou para a nossa história e para a deles também, ficando oficialmente o dia da imigração italiana. Por isso nessa data comemoramos o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”.
Os ítalos-brasileiros estão espalhados principalmente nas regiões dos Estados do Sul e do Sudeste do país. Em especial aqui no Rio Grande do Sul, a tradição e a cultura dos italianos se misturou com a dos gaúchos e grande parte das famílias tem origem italiana.
A contribuição dos italianos é notável em todos os setores da nossa sociedade, na mudança socioeconômica porque eles produziam no campo e na cidade.
Com eles veio a influência do Catolicismo, artes, músicas, arquitetura, alimentação, cultivos, e no empreender italiano na abertura de empresas, e trabalhadores especializados.
No campo veio a introdução de novas técnicas agrícolas, na mudança do latifúndio para pequenas propriedades agrícolas e na introdução da policultura de produtos.
Conheça alguns pratos da culinária italiana que estão presentes no nosso dia a dia: