Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz” atende comunidades ribeirinhas na região do Baixo Amazonas

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Oswaldo Cruz”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, levou atendimentos básicos de saúde a comunidades ribeirinhas localizadas na região do Baixo Amazonas, entre os dias 11 e 30 de janeiro deste ano. Mais de 13 mil procedimentos de saúde foram realizados durante a comissão.

Ao longo de 20 dias, a equipe de saúde do navio atendeu quase mil pessoas, em 13 localidades diferentes, localizadas às margens dos Rios Tapajós, Trombetas e Nhamundá, e no Paraná do Ramos. Foram realizados 4,1 mil procedimentos médicos, 2,2 mil procedimentos odontológicos, 6 mil procedimentos de enfermagem e 1 mil procedimentos laboratoriais.

O NAsH “Oswaldo Cruz” tem como propósito contribuir para a melhoria das condições de saúde existentes na região amazônica, especialmente em regiões isoladas e de difícil acesso, provendo assistência médico-hospitalar, odontológica e sanitária.

Nesta comissão, ainda foram realizadas mais de 100 intervenções cirúrgicas e distribuídos cerca de 32 mil medicamentos. O navio é equipado com lanchas para transporte de pessoal, ambulatórios, gabinetes odontológicos, laboratório, farmácia, sala de raio-X, enfermarias e sala de cirurgia

NAsH “Oswaldo Cruz” abarrancou em diversas comunidades ribeirinhas durante ASSHOP no Amazonas – Foto: 2ºTen (RM2-Md) Firmino

 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *