Na nossa infância já ouvimos muito falar no chá de losna, conheça mais sobre essa erva medicinal
Márcia Ximenes Nunes
Na nossa infância quando tínhamos dor no estômago ou dor de barriga como costumávamos falar, sempre tinha uma avó ou tia que dizia: “faz um chá de losna”.
Antigamente as mulheres eram muito sábias, pois conheciam todo tipo de ervas e exerciam a medicina caseira, hoje chamada de alternativa, com os seus familiares. E esse ensinamento virou uma tradição, passada de mãe para filha, não esquecendo que os homens também trabalhavam com ervas. Todos cresceram sabendo a grande importância que as plantas têm em nossa vida, e por incrível que isso pareça, não existia internet e muito menos Google naquela época e esse conhecimento foi passado a diante por séculos.
A losna também é conhecida por absinto, Artemísia e outros nomes dependendo da região em que você mora. Uma erva rica em lactonas, terpenóides, flavonóides e compostos fenólicos. Com propriedades anti-inflamatória, vermífuga, neuroprotetora, imunomoduladora,analgésica e antimicrobiana.
ATENÇÃO é uma erva abortiva, muito cuidado ao tomar o chá.
Encontramos a losna ao natural, seca, extrato fluído, tintura e óleo essencial.
CHÁ DE LOSNA
Ferver um pouco de água e acrescentar as folhas secas de losna, tampar e deixar repousar por uns 10 minutos. Depois coar e beber.