O Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), representado pelo Tenente-Coronel Cláudio Santos Bispo, do Exército, e o Capitão-Tenente Gustavo Lopes, da Marinha, ministra capacitação para dez militares colombianos em desminagem humanitária, que é a remoção de explosivos do solo.
Iniciado na última sexta-feira (21), este é o primeiro curso do tema em 2022. “A participação dos militares da engenharia do Brasil tem contribuído para ampliar a capacidade operacional das Forças Militares colombianas e reduzir os efeitos que as minas e os artefatos explosivos ainda causam à população do país”, pontuou o Tenente-Coronel Cláudio Bispo.
A formação ocorre na Escola de Engenheiros Militares da Colômbia, que conta com instruções e avaliações teóricas e práticas, execução de exercícios simulados, participação em seminário de desminagem e visitas de instrução.
Ao longo deste ano, os militares brasileiros ministrarão mais três cursos e serão palestrantes em seminários de atualização das Normas Técnicas Colombianas, que são empregadas para garantir a qualidade das operações.
Fonte: GATI-CO/ Ministério da Defesa;
Fotos: Divulgação/ Ministério da Defesa;