Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Muito importante a participação da mulher na agricultura familiar

 A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Realizada por grupos de famílias que são pequenos agricultores e alguns empregados. Os produtos que colhem, servem de alimentação do próprio consumo deles e também vendem seus produtos.

Uma atividade muito importante para diversas famílias da zona rural, sendo que para o agronegócio é importante venderem seus produtos. Elas trabalham em equipe e suas famílias vivem da venda de seus produtos nas feiras de produtores e outros comércios, como fruteiras e mercados.

Tanto na plantação de produtos, assim como na fabricação de pães, biscoitos, massas, queijos e ovos, sem falar na criação de animais como vacas, ovelhas, galinhas e outros.

 A resistência dessas famílias trabalhando todos os dias da semana, faça chuva ou sol, garantindo cada pé de alface que chega as nossas casas diariamente. A agricultura familiar acaba sendo muito positiva contra o êxodo rural e são essenciais para diminuir o impacto ambiental, sendo que o cultivo da terra e a mão de obra emprega seus próprios familiares.

                                                                                                                                       

Na EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é possível encontrar diversos programas de governo destinados direta e indiretamente a agricultura familiar. O PRONAF, também conta com diversos subprogramas que destinam a questões específicas da agricultura familiar.

 Em todos os municípios no Brasil inteiro, temos muitos produtores rurais que empregam seus próprios familiares. Temos propriedades que plantam verduras e legumes, possuem árvores frutíferas, plantam grãos. Começam a trabalhar cedo da manhã, colhendo seus produtos, fazendo pães, doces, picam seus legumes, embalam as verduras, colhem suas frutas variadas e levam para a feira do produtor. A família trabalha junto no campo e na venda dos produtos.

 

 A mulher é muito importante para a agricultura familiar, porque ela é responsável por aproveitar cada produto que colhe, tem muitas ideias é versátil e arruma seus produtos de uma maneira que o consumidor acha mais prático como: pães, doces, rapaduras, mandioca descascada, legumes picados, produtos fresquinhos.

 A maioria da produção alimentícia dos gaúchos e brasileiros passa pela agricultura familiar, responsável pelo alimento que vai direto para a mesa dos brasileiros.

 Esse tipo de agricultura se preocupa com a sustentabilidade e o nosso meio ambiente, pois usam técnicas de cultivo tradicional, com a produção de alimentos orgânicos. Convido a todos a prestarem atenção nos alimentos que consomem nas suas casas e poderemos ver que a maioria passou pela mão de alguém do campo.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile