Morte do Papa Francisco deixa legado de paz para o mundo

O Papa Francisco morreu aos 88 anos, na manhã desta segunda-feira (21), após uma série de complicações de saúde. De acordo com a certidão médica, assinada pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano, Andrea Arcangeli, a causa da morte foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca irreversível.

Francisco havia sido internado por mais de um mês, entre fevereiro e março, para tratar uma pneumonia bilateral. Embora tenha recebido alta, o papa continuava em tratamento domiciliar e apresentava um quadro de saúde que exigia cuidados constantes. A morte foi confirmada por meio de um exame de eletrocardiograma.

O pontífice faleceu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano. A notícia da morte foi anunciada pelo sino da Basílica de São Pedro, que tocou em sinal de luto.

O Vaticano emitiu um comunicado expressando gratidão pelo exemplo do papa e recomendando sua alma ao infinito amor misericordioso de Deus.

As cerimônias fúnebres do Papa Francisco começaram nesta segunda-feira, com uma missa de sufrágio na Basílica de São João de Latrão, em Roma. O corpo será levado para a Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão prestar suas homenagens. Posteriormente, será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, também em Roma.

O legado de Francisco

Durante seu pontificado, Francisco se destacou por sua dedicação em promover o amor e a paz no mundo. Conhecido como “o papa dos bons exemplos”, seus pronunciamentos sempre foram em defesa dos mais vulneráveis da sociedade, levando palavras de esperança a quem mais precisava.

Para os católicos, a notícia causou surpresa. Apesar de sua condição médica, havia expectativa de uma recuperação completa.

O católico, Cauê Aguiar, falou sobre como a notícia afetou o meio dos fiéis, “Foi uma grande tristeza para o meio católico por ele ser um homem que nós admiravamos muito, por sua humildade com os mais necessitados e por sua grande sabedoria em pregar o evangelho de Cristo para o mundo todo.”

Cauê, cresceu nos ensinamentos católicos e admirou a trajetóriado dr Francisco e seus posicionamentos.

“Além de ser um Papa que tratou muito sobre as questões dos Lgbt, no meio do catolicismo tirando muito a questão do preconceito que sofriam, ensinando a igreja a acolher eles. Outra questão foi no meio das guerras entre Rússia e Ucrânia em que ele esteve muito presente tentando apaziguar os dois lados, tanto que o próprio presidente da Rússia  lamentou muito a sua morte por ser um homem que realmente tentava levar a paz e a esperança em todo lugar do mundo”.

 

Até mesmo não católicos, mas simpatizantes, expressaram suas condolências.

“Obrigado por tudo, Francisco! Descanse em paz. Foram tempos muito turbulentos. Um alento para o mundo ter uma rocha como o senhor na cadeira de Pedro. Um papado profundamente humano que nos tocou a todos, católicos e não católicos. Obrigado, Francisco, pelo amor à humanidade”, declarou Lenilson de Mello.

 

Texto: Ryan Jatahy

Foto: Reprodução

Supervisão: Beatriz Costa

Post Author: Ryan Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *