Na tarde da última sexta-feira (5), o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, presidiu a cerimônia de incorporação da primeira turma de mulheres como soldados fuzileiros navais da Marinha do Brasil. Além de 114 soldados do sexo feminino, a turma é composta por outros 546 homens, totalizando 660 novos combatentes anfíbios. A solenidade ocorreu no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa), no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, os novos integrantes da Força prestaram juramento à Bandeira Nacional.
No discurso, o Ministro José Múcio destacou o ineditismo na história das Forças Armadas com a inclusão das combatentes pioneiras na defesa do país. “Vocês estão desbravando um caminho, até então, jamais percorrido por nenhuma outra mulher. Tenham a certeza de que vocês fizeram história e servirão de inspiração para várias outras gerações de brasileiras que seguirão seus passos. Individualmente, essa ruptura de padrão é uma conquista de espaço e de oportunidades”, afirmou.
Durante a solenidade, o chefe da Defesa, acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, entregou o prêmio ao primeiro colocado geral do curso de formação, Soldado Fuzileiro Naval Pedro Henrique Costa Santos. Um dos pontos altos do evento foi o desfile da turma, ao som da canção “Soldados da Liberdade”.
A cerimônia contou, ainda, com a presença do Secretário-Geral da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, e do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, entre outras autoridades civis e militares.
Fotos: Marinha do Brasil
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD)