O ministro da Economia, Paulo Guedes e a ministra Tereza Cristina participaram juntos de transmissão sobre o setor leiteiro nesta terça-feira (11/8). Ele agradeceu aos produtores rurais pelo extraordinário trabalho feito durante a pandemia do Coronavírus e afirma que o Agro foi essencial para a economia brasileira.
“O Brasil continuou se alimentando, continuou funcionando. Não adiantava só soltar o auxílio emergencial de um lado se os recursos quando chegassem às mãos da população, as prateleiras estivessem vazias nos supermercados. O pessoal do campo que manteve as prateleiras cheias. O Brasil mais do que nunca depende do agro para ter sucesso”, ressaltou Guedes.
A live foi organizada pela Frente Parlamentar Agropecuária e conduzida pela deputada federal Aline Sleutjes.
Cadeia leiteira
A ministra Tereza Cristina ressaltou que o setor leiteiro é uma das prioridades do Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento. Ela reafirmou que a cadeia é grande, mas desigual. Para que haja padronização, o caminho é apoiar iniciativas para qualificação do produtor e adoção de tecnologias modernas.
“Não tenho dúvida que esse setor, em breve, terá uma diferença muito grande de preços. A maioria já começa a saber quando custa o seu litro de leite e ele vai saber se vale a pena continuar ou não. É um setor que está se profissionalizando como outros”.
A atividade leiteira está presente em 98% dos municípios brasileiros, desempenhada, principalmente, por pequenos e médios produtores. O Brasil superou a produção de 33 milhões de litros de leite em mais de 1 milhão de propriedades.
*Com informações da assessoria Fotos: Reprodução