São Gabriel da Cachoeira (AM) – “Preciso dizer da gratidão, minha e de toda a população brasileira para com vocês que aqui, em São Gabriel da Cachoeira, ultrapassam os desafios para servir ao Brasil, com a família distante, sonhos protelados… E posso afirmar que tenho o privilégio de conhecer o que boa parte dos brasileiros não conhece, que é o trabalho prestado pelas Forças Armadas ao Brasil…. Serei eternamente grato por servir aos senhores”, destacou o Ministro da Defesa, José Múcio Murilo Filho diante da tropa, na solenidade em comemoração aos 50 anos da Engenharia na região conhecida como Cabeça do Cachorro, em São Gabriel da Cachoeira-AM.
O Ministro lidera a comitiva do Ministério da Defesa (MD) que, na tarde de quarta-feira (26/07), chegou em São Gabriel da Cachoeira para não só acompanhar as atividades desenvolvidas pelos militares na região, como também avaliar a capacidade operacional das tropas do Comando Militar da Amazônia (CMA), onde pode reconhecer o elevado nível de profissionalismo dos militares do Exército Brasileiro empregados na Defesa da Amazônia Ocidental.
A comitiva do MD foi recepcionada no aeroporto pelo Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves. Além do Ministro da Defesa, estão no município com a maior predominância de indígenas do Brasil, o Comandante do Exército Brasileiro (EB), General Tomás, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante Aguiar Freire, o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, Gen David, e demais autoridades civis e militares.
Após a recepção, a comitiva dirigiu-se à região do mirante de São Gabriel, onde foram recepcionados por integrantes do Estado-Maior da 2º Brigada de Infantaria de Selva (2º Bda Inf Sl). Durante a recepção, tiveram a oportunidade de experimentar alimentos de origem animal e vegetal típicos da selva amazônica e conhecer algumas atividades desenvolvidas por organizações militares da Brigada.
Em seguida, a comitiva embarcou em um percurso pelo rio Negro até adentrar na 2º Bda Inf Sl. No pátio de formatura Rodrigo Octávio, foram calorosamente recepcionados pelos soldados indígenas de diferentes etnias da região. Durante a recepção, os soldados deram as boas-vindas em seus idiomas e dialetos.
O Comandante da Brigada, General Nilton, apresentou as instalações da Grande Unidade e detalhou as principais atividades em curso. Além disso, presenciou a solenidade em comemoração do Jubileu de Ouro realizada na 21º Companhia de Engenharia de Construção (21º Cia E Cnst). Na ocasião, o comandante da Cia, Coronel Peterson, apresentou toda a estrutura da unidade e as atividades em desenvolvimento, bem como as obras concluídas que permitem a integração local.
Durante a solenidade, houve a inauguração da placa comemorativa do jubileu da Engenharia.
A Cia de Engenharia de São Gabriel retirou uma das vigas da Ponte do igarapé Bonté, localizado no quilômetro 208 da BR 307, que liga a comunidade Cucuí à cidade de São Gabriel da Cachoeira, que estava no local há 50 anos, marcando um momento histórico para a Unidade.
Conhecida como “Cabeça do Cachorro” devido ao formato no mapa brasileiro, São Gabriel da Cachoeira é um município localizado no extremo noroeste do Brasil, na fronteira com a Colômbia e com a Venezuela. Destaca-se por sua natureza deslumbrante e cultura ancestral. Com a maior predominância de indígenas do Brasil, onde nove em cada 10 habitantes são indígenas, o município possui quatro idiomas oficiais: português, nheengatu, tuná e baniwa.
*Comando Militar da Amazônia