As primeiras remessas da imunização serão distribuídos em 11 capitais e no município de Tabatinga, no Amazonas.
O Ministério da Defesa (MD), por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), começou nesta segunda-feira (18/01) a distribuição das vacinas contra a Covid-19. As primeiras remessas da imunização serão distribuídos em 11 capitais e no município de Tabatinga, no Amazonas. Hoje os aviões da FAB devem transportar 22 toneladas de carga, o que corresponde à 132 m³. Isso representa 1/3 de todo esforço logístico previsto para o abastecimento dos estados com a vacina contra o Coronavírus.
As principais aeronaves empregadas são o KC-390 Millennium, o C-130 (Hércules), o C-97 (Brasília) e o C-105 (Amazonas), de modo a fazer a vacina chegar aos seguintes estados: Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.
Os aviões da Força Aérea Brasileira seguirão as seguintes rotas nesta segunda-feira. O C-130 (Hércules) irá para Guarulhos-SP, Brasília-DF, Manaus-AM, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO e Rio Branco-AC. Duas aeronaves C-97 (Brasília) decolarão de Manaus, respectivamente, para Macapá-AP e para Tabatinga-AM.
Já o KC-390 Millennium seguirá de Guarulhos-SP para Goiânia-GO, Teresina-PI e Fortaleza-CE. Enquanto o C-105 (Amazonas) passará por Florianópolis-SC e Campo Grande-MS, saindo de Guarulhos-SP.
*Com informações da assessoria
Beatriz Costa