Manaus (AM) – Fortalecendo a coesão e a operacionalidade em ambiente de selva, 92 militares da Guarnição de Manaus e 10 integrantes de órgãos de Segurança Pública concluíram o Estágio de Adaptação à Selva (EASL), aplicado pelo Centro de Formação de Reservistas (CFR) do CMA.
O estágio, com duração de cinco dias, entre 22 e 26 de julho, proporcionou aos militares a oportunidade de conhecerem o ambiente operacional da floresta Amazônica. Durante a semana, os participantes receberam instruções práticas e técnicas essenciais para a sobrevivência na selva, incluindo obtenção de água e fogo, coleta de alimentos de origem vegetal, orientação, construção de abrigos, tiro de caçador, pesca, armadilhas e estratégias de sobrevivência.
Concluíram o estágio com aproveitamento, além de militares do Exército, integrantes da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Polícia Federal e agentes da Polícia Rodoviária Federal. Essa formação é considerada fundamental para capacitar os militares do Exército Brasileiro e os profissionais das forças de segurança na atuação eficaz em um dos ecossistemas mais desafiadores do mundo, reforçando habilidades necessárias para as operações na região amazônica.
*Comando Militar da Amazônia