A avicultura este ano terá um crescimento de 28% no Amazonas, segundo estimativa da Sepror. Conheça as dicas da Embrapa para a criação das galinhas
A criação doméstica de galinhas caipiras vem tendo grande representatividade no setor agropecuário amazonense proporcionando segurança alimentar as famílias rurais, melhoria da renda na propriedade, e baixo impacto ambiental, por necessitar de pequenas áreas nas propriedades.
No mercado avícola a estimativa para 2019 foi atingir 444 granjas com plantel de 2,479 milhões de aves e a produção de 1,267 milhão de caixas de ovos, segundo estatísticas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas(Idam).
Sendo que cada caixa tem 360 ovo, totalizariam 456 milhões de ovos de galinha, aproximadamente, produzidos no estado em 2019.
Considerando o comportamento da produção de ovos registrada no ano passado a estimativa da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) para este ano é de crescimento aproximadamente 28%.
Os municípios amazonenses que tem destaque na produção de ovos são Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara.
A avicultura alternativa tem sido recomendada pelo Idam aos agricultores familiares que dispõem de pequenas áreas para a criação das aves e pouco recurso. Outro fator positivo é a redução dos custos de produção, visto que se utiliza produtos naturais, reduzindo o consumo de ração balanceada para a alimentação das aves, já que essa ração é produzida a partir do milho e soja importados.
Neste sistema, a atividade avícola é feita em pequenos espaços e pode ser integrada a outras atividades da agricultura familiar. Os produtores usam a mão de obra da própria família nas atividades para tratar e cuidar das aves e a produção é diária, o que possibilita a alimentação familiar e o excedente ainda pode ser comercializado.
Dicas para a criação
Conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária a primeira dica para a criação com sucesso de galinhas é o local. As galinhas precisam de um local seguro que proteja do ataque de animais que protegiam da chuva do sol e também das correntes de ar. O galinheiro pode ser feito de madeira tijolo bambu ou qualquer outro material que traga segurança e uma temperatura agradável.
Outro detalhe importantíssimo na criação das galinhas é a alimentação.
Confira mais outras dicas no vídeo
Assistência Técnica
Diante da perspectiva de aumento na produção de ovos e no número de produtores no estado, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta para a importância de os produtores certificarem os empreendimentos no Serviço de Inspeção Estadual (SIE ), que garante a qualidade do produto, conforme os padrões de segurança alimentar.
Com a certificação o produtor vai poder colocar o produto nas redes de supermercados, fazer esse produto circular de forma tranquila, sem fugir da fiscalização, colocar em outros municípios, nas feiras da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e vender nos empório
A Adaf orienta pequenos produtores e empresários que queiram se adequar às legislações que procurem uma das Unidades de Sanidade Animal e Vegetal da Adaf, ou a central, em Manaus.
Texto Dulce Maria Rodriguez
Fotos: Sepror