
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), coordenou, neste domingo (16), o resgate de um tripulante do Navio Mercante “Tr Lady”, que apresentava sintomas de infarto. A operação foi realizada em conjunto com o Comando em Chefe da Esquadra, garantindo a evacuação aeromédica (EVAM) da vítima para atendimento hospitalar.
O navio encontrava-se a 136 km da costa, na área jurisdicional do Comando da Marinha em São Paulo, quando o tripulante, um cidadão ucraniano de 35 anos, começou a apresentar os sintomas. A situação foi avaliada remotamente pelo serviço de telemedicina do Salvamar (Serviço de Busca e Salvamento da Marinha) Sueste, que determinou que a remoção imediata era necessária. Para otimizar o resgate, a embarcação foi orientada a seguir para o Rio de Janeiro.
Diante da emergência, o Salvamar Sueste iniciou uma operação de Busca e Salvamento (SAR), acionando a aeronave AH-15B, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), da Esquadra Brasileira. A aeronave decolou nas primeiras horas da manhã e, às 5h25, localizou a embarcação. O tripulante aéreo de resgate do Grupo de Busca e Salvamento (GSAR) desceu até o navio pelo sistema de guincho da aeronave (hoist) e, com segurança, realizou o resgate do enfermo.
O Comandante da aeronave, Capitão de Coverta (Fuzileiro Naval) Jonathas Tomaz Reina, relatou que, após um pouco mais de uma hora de voo, avistaram o navio ao amanhecer. “Resgatamos o paciente içando-o até a aeronave com o nosso tripulante de resgate, já que o navio não oferecia condições de pouso”, disse.
Com o paciente a bordo, o médico da aviação realizou uma avaliação inicial, constatando que ele estava consciente e com estado de saúde estável. Em seguida, a aeronave seguiu para o Aeroporto Santos Dumont, onde o tripulante foi transferido para uma ambulância e encaminhado ao Hospital São Lucas, em Copacabana, Rio de Janeiro (RJ), para atendimento especializado. O tripulante foi içado com segurança pela equipe de busca e salvamento da Marinha.
”É uma satisfação profissional e pessoal muito grande atuar numa missão como esta e contribuir diretamente na nobreza da salvaguarda da vida humana, corroborando com os valores de abnegação, prontidão e profissionalismo dos nossos militares”, destacou o Comandante Reina.
Atuação do Com8ºDN na busca e salvamento
O Comando do 8º Distrito Naval desempenha atividades de Busca e Salvamento (SAR) na região Sul-Sudeste do Brasil. Por meio do Centro de Operações de São Paulo, coordenado pelo Com8ºDN, mantém a vigilância e o controle das operações marítimas 24 horas por dia. O telefone 185 está disponível para emergências náuticas, permitindo que a sociedade contribua para salvar vidas.
Em 2024, o Salvamar Sueste atuou em 42 ocorrências, resgatando 47 náufragos com vida, reforçando o compromisso da Marinha do Brasil com a segurança marítima.
Assista ao vídeo:
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/