Cerca de 500 militares do Comando do 9o Distrito Naval (Com9oDN) estão empregados na Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA), durante as Eleições 2022, em apoio Tribunal
Superior Eleitoral e seguindo as diretrizes do Ministério da Defesa, como parte do Comando Conjunto Amazônia, composto pela três Forças Armadas.
A Força Tarefa (FT) chegou na tarde desta sexta-feira, 30 de setembro, aos municípios de Parintins (AM) e Itacoatiara (AM). Em Parintins, onde a Marinha do Brasil atuará em 27 locais de votação, estão o Navio-Patrulha Fluvial Pedro Teixeira (P-20) e o Navio de Assistência Hospitalar Soares de Meirelles (U-21), além de uma Aeronave Esquilo UH-12 e tropas de Fuzileiros Navais.
Em Itacoatiara, a FT conta com tropas de Fuzileiros Navais, que atuarão na segurança de 23 locais de votação. Os municípios, que serão guarnecidos pelos militares da Marinha do Brasil durante o pleito, estão entre os maiores colégios eleitorais do interior do Estado, ambos com mais de 70 mil eleitores.
Na capital, Manaus, o Comando da Força Naval Componente realiza o comando e controle da Operação no Centro de Comando Naval de Área, na sede do Comando do 9o Distrito Naval.
*Marinha do Brasil