Marinha apreende embarcações com 4 mil metros cúbicos de madeira no Pará

No último sábado (22), durante uma ação de Patrulha-Naval, o Navio-Patrulha (NPa) “Pampeiro” da Marinha do Brasil (MB) realizou a apreensão de um comboio de 142 metros de comprimento, composto de quatro balsas e dois empurradores, que transportavam irregularmente aproximadamente 4 mil metros cúbicos de madeira e toras. As embarcações navegavam no Rio Amazonas, nas proximidades do município paraense de Almeirim.

O comboio havia saído de Santarém (PA) com destino a Icoaraci, na capital paraense. Além de irregularidades documentais previstas no Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA), como transportar carga em excesso e não apresentar condutores com a habilitação adequada, o Empurrador “ANJO RUAN” já havia sido retirado de tráfego por outras infrações observadas em inspeções anteriores, ainda pendentes.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) de Gurupá foi acionada e as embarcações foram conduzidas até o município, onde os fiscais dos órgãos ambientais responsáveis estão verificando a legalidade da carga da madeira.

Além dessa ação de fiscalização, os militares prestaram apoio de saúde a um dos tripulantes do comboio que solicitou socorro por rádio. O médico e o enfermeiro embarcados no NPa “Pampeiro” realizaram atendimento ao tripulante, que foi medicado e retornou para sua embarcação.

A ação destaca a importância da cooperação interagências, visando implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, contribuindo para o apoio às ações do Estado e da segurança marítima nas águas jurisdicionais do Comando do 4º Distrito Naval.

Navio-Patrulha “Pampeiro”

O Navio foi construído no Arsenal de Marinha do Río de Janeiro e incorporado ao setor operativo em 16 de junho de 1971. Atualmente, é o único navio da classe “Piratini” operando na área de jurisdição do Com4ºDN e suas características permitem desempenhar um importante papel na manutenção da presença da Força Naval nos rios da Bacia Hidrográfica Amazônica, alcançando comunidades ribeirinhas de difícil acesso e mais distantes dos grandes centros urbanos, explorando as vantagens de suas características físicas para esse tipo de ambiente operacional.

A embarcação é equipada com uma metralhadora de 20mm e duas metralhadoras 12.7mm. Tem 28,95m de comprimento, boca (largura) de 6,10m e calado (distância entre a quilha e a linha d’água) de 1,9m.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

Imagens: Marinha do Brasil e Segundo-Tenente Danilo Queiroz

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *