O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na terça-feira (28) de uma reunião sobre Crédito Rural Sustentável e Conversão de Pastagem em Lavoura, no Observatório da Agropecuária Brasileira. No encontro com representantes do setor produtivo, agentes financeiros, indústrias de insumos, agentes do governo da área de pesquisa e do desenvolvimento sustentável e a assessoria especial do ministro, foi discutido o financiamento de práticas sustentáveis com extrato para a conversão de pastagens degradadas, o estímulo ao uso de bioinsumos e taxas de juros diferenciadas para comprometimentos sociais e ambientais.
“Precisamos reconstruir a imagem dos produtores brasileiros e essas são as ferramentas. Todos se adequarem às pautas de sustentabilidade, regularização ambiental e inovação é fundamental”, destacou o ministro.
Para Fávaro é muito importante buscar maneiras inovadoras de produzir. “O que e como vamos produzir em 2050 nós temos que começar a pensar hoje”. Ele também pediu inovação para o crédito com objetivo de levar mais eficiência ao campo, ressaltando que os produtores do Brasil são abertos à inovação e rapidamente vão fazer as coisas acontecerem, mas precisam de um direcionamento.
Conforme o diretor de Políticas de Financiamento ao Setor Agropecuário, Wilson Vaz, a reunião foi importante para colocar em pauta temas essenciais para a agricultura. “A discussão com nossos parceiros foi muito proveitosa. Temos a expectativa de que o governo federal consiga incorporar parte dos objetivos ainda no âmbito do Plano Safra”.
A partir da reunião, espera-se que o diálogo continue com o setor financeiro, bancos de fomento e órgãos parceiros para que as práticas sejam aperfeiçoadas e se tornem efetivas.
O ministro Carlos Fávaro também elogiou a atuação da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias de promoção às práticas ainda mais sustentáveis e inovadoras.
*com informações da assessoria