fbpx

Mão de obra feminina representa 40% do trabalho no campo, confira

Hoje 15/10 é comemorado o Dia Internacional da Mulher Rural parabéns guerreiras. O protagonismo feminino é algo cada vez mais perceptível na condução do negócio rural

Instituído pela ONU em 1995, no dia 15 de outubro se comemora o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi criada para elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.

Atualmente, as mulheres têm cada vez mais conquistado seus espaços de direito, principalmente no campo, que antes eram apenas consideradas ajudantes, hoje são protagonistas no cultivo e fundamentais para prover a agricultura familiar.

A representatividade feminina no campo está cada vez mais forte e reconhecida, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir a igualdade entre homens e mulheres no campo. Por isso, é importante estar ciente sobre o cenário rural nas questões de gênero e igualdade, e empenhar-se cada vez mais em ações transformadoras para alcançar esse objetivo.

No Brasil

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária-Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, “as produtoras rurais, cada vez mais, ocupam espaços no campo, por tudo que elas representam tanto na agricultura familiar como a de grande escala e isso é uma tendência do desenvolvimento no agronegócio, onde o Brasil se destaca mundialmente ao alimentar mais de um bilhão de pessoas com seus grãos, carnes e demais produtos do campo. As mulheres são protagonistas do setor primario”.

Profissionalização

E para cada vez mais capacitar e profissionalizar essas produtoras rurais, o Senar  oferece mais 600 produtos entre programas, cursos e treinamentos. Com o agronegócio precisando cada vez mais de mão de obra especializada, o Senar oferece oportunidades dentro da horticultura, operação de máquinas, pecuária, agricultura, processamento de alimentos e legislação para os vários segmentos rurais.

Para participar e saber mais sobre os cursos, é só procurar o sindicato rural do seu município.

Texto com informação da Assessoria

Fotos: Reprodução

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »