
O Major Barreto, do NPOR do 2º BIS, participou do Campeonato Paraense de Tiro de Defesa Tático. A última etapa ocorreu em Belém-PA no dia 18 de dezembro no clube de tiro Bala de Prata, tendo o militar sagrado-se campeão, obtendo a pontuação máxima.
Tiro esportivo
O esporte é disputado desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896. Também está presente no Pan desde a primeira edição, em 1951.
O uso de armas de fogo em práticas esportivas começou no século XIX.
Os primeiros registros dão conta de competições na Suécia e, rapidamente, o resto da Europa e do mundo aderiu à modalidade.
O tiro atualmente tem quatro categorias:pistola, carabina, tiro ao prato e alvo móvel.
Ao todo, são 17 provas. Nas categorias pistola, alvo móvel e carabina, os atiradores tem por objetivo acertar um alvo que está dividido em círculos concêntricos, cada uma valendo uma pontuação diferente.
Quem somar mais pontos vence. Em caso de empate, os últimos dez tiros são o primeiro critério-desempate e assim se segue até que se encontre um vencedor.
Nas finais, os casos de empate são decididos com séries extras de tiros.
No tiro ao prato (skeet e fossa) o atleta tem de acertar o alvo de modo a quebrar-lhe um pedaço visível.
Cada prato acertado vale um ponto. Quem somar mais pontos ganha. Os casos de empate são decididos em séries extras de tiros.
*divulgação