Mesmo em um ano difícil e marcado por desafios imensos, as festas de final de ano sempre serão momentos especiais
Em nosso último artigo do ano iremos passar algumas dicas de vinhos para acompanhar as confraternizações e ceias, normalmente os cardápios dessas datas são tradicionais, com frutas da estação, aves, carne de porco, peixes e sobremesas diversas.
Sempre levo em conta o clima dessa época que é pleno verão com temperaturas elevadas, partindo dessa premissa, procuro escolher vinhos que possam ser tomados em temperaturas mais baixas, entre eles, os espumantes, brancos e rosés, os tintos somente os mais jovens e leves como os da casta Pinot Noir.
Os Espumantes são a opção coringa, vão bem com os petiscos iniciais, acompanham bem os pratos tradicionais e para acompanhar a sobremesa pode-se optar por um Moscatel. Podemos encontrar diversos espumante nacionais de qualidade com preços bem acessíveis.
Os brancos e rosés acompanham bem carnes brancas e de porco, são leves e refrescantes, dos brancos gosto de optar por um Sauvignon Blanc ou um Chardonnay. Para os rosés prefiro os elaborados com Merlot ou Pinot Noir.
Os pratos à base de bacalhau costumam ter um sabor mais intenso e pedem vinhos tintos ou brancos de médio corpo e com boa estrutura, um branco Chardonnay com barrica, os tintos um Merlot ou Tempranilho irão bem. O Espumante nature ou brut também é uma boa pedida.
Lembre-se para comemorar a virada de ano, não abra o seu melhor espumante “estourando a rolha” essa prática é errada, pois irá desperdiçar o gás carbônico que é muito importante para manter as características do espumante, além de desperdiçar o precioso líquido.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida é so perguntar aqui ou na nossa página no Instagram @coluna_de_vinhos.
Boas festas a todos!!!! E que 2021 seja um ano repleto de felicidade e conquistas!!!
1 thought on “Mais um ano que finda é chegada a hora de celebrar as vitórias e sucessos”
Ricardo de Faria Vieira
(dezembro 6, 2020 - 7:34 pm)Muito obrigado pela dica nobre amigo João Ricardo. Abraço.