Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Mais um ano de seca no Rio Grande do Sul, o que atrapalha a produção na maioria das culturas e os produtores rurais estão com dificuldades

 

O ano de 2023 entrou com grande seca no RS, onde já temos mais de 30 municípios em estado de emergência, pois a estiagem está bem avançada.

Dez bacias hidrográficas estão em alerta por conta do baixo nível dos rios. Vários rios estão em estado de alerta como o Caí, Gravataí, Baixo-jacuí, Guaíba, Ibicuí, Uruguai, Negro, Santa Maria, Camaquã, Ijuí, Quaraí, Ibirapuitã, Mirim e outros rios.

O calor expressivo já assola todos os municípios gaúchos, falta água para as lavouras, para o gado e em algumas cidades falta água nas residências. Será preciso muita chuva para os rios voltarem seu curso normalmente e a estiagem diminuir.

Estiagem é a falta prolongada de chuva e tempo seco. Os agricultores já estão com muitos prejuízos com essa falta de água e os animais também estão sofrendo com os campos secos.

Nas lavouras de soja, a EMATER estima que 48 mil hectares ainda não foram plantados por falta de chuva, em pelo menos 5% das áreas, os agricultores tiveram que plantar o grão novamente, porque não houve germinação.

Ficamos na espera de chuva aqui no sul do Brasil.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile