Maduro deve desembarcar no Brasil na próxima semana

O ditador venezuelano Nicolás Maduro deve desembarcar no Brasil na próxima terça-feira (30) e participar de uma reunião com 11 presidentes da América Latina. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta sexta-feira (26).

O reencontro entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o mandatário venezuelano visam uma reaproximação diplomática. Essas relações se deterioraram nos últimos anos, principalmente durante o governo Jair Bolsonaro (2019-2022).

Crítico do regime de Nicolás Maduro, Bolsonaro, à época em que esteve no Palácio do Planalto, não o reconhecia como presidente, mas, sim, o autoproclamado presidente, Juan Guaidó, opositor de Maduro.

Em 2020, o Brasil determinou que os diplomatas brasileiros em Caracas deixassem a capital venezuelana e que os representantes da Venezuela em Brasília também fossem embora.

Desde que assumiu o governo, em 1º de janeiro, o presidente Lula tem buscado a reaproximação entre os dois países.

O objetivo do encontro, afirma o ministério, é promover o diálogo “franco” entre todos os países, identificando “denominadores comuns”, discutindo perspectivas para a região e “reativando a agenda de cooperação sul-americana em áreas-chave”.

Post Author: Izaias Godinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *