Maçã é forte aliada para saúde e para economia nacional

A maçã está na lista das frutas mais consumidas no Brasil. 

A maçã é uma fruta de origem asiática e há meio século começou o cultivo comercial no Brasil. Hoje em dia ela continua em alta no país. 

Ela é uma fruta rica em nutrientes e pode ser usada de diversas formas, uma das maneiras bem fácil de consumir esta fruta é comer na sua forma natural, adicionar a maçã na salada de frutas ou fazer um suco, mas outras formas de uso são bem utilizadas como em doces, geleias, compotas, sucos, bebidas, vinagre e cosméticos. 

Ela também é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias. Além de ser uma ótima aliada na ajuda em controlar certas doenças como diabetes, diminuir o colesterol, além de melhorar a digestão contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes. 

Além disso, a maçã é rica em pectina, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e apresentam vários outros benefícios à saúde. 

A macieira é uma frutífera típica de clima temperado, com pequena exigência de frio. Por isso é mais comum encontrar plantação de maçãs no Sul do país. 

No Brasil, a produção de maçã se concentra em duas cultivares, Gala e Fuji, que representam em torno de 90% da área plantada. Outras cultivares plantadas são a Eva, Golden Delicious, Brasil, Anna, Condessa, Catarina, Granny Smith. 

A florada ocorre na primavera e a colheita no verão. Depois, a maçã é classificada por cor e tamanho em máquinas a laser e fica em câmaras frias para ser vendida o ano inteiro. O faturamento anual, dos pomares até o comércio, passa de R$ 7 bilhões e a exportação rende por ano US$ 40 milhões. 

Essa fruta além de uma aliada para a saúde em geral também consegue movimentar positivamente a economia do Brasil. 

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *