Neste domingo, 28 de janeiro, o Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo, voltou a usar as suas redes sociais para denunciar o descaso com a gestão dos resíduos sólidos e o problema dos lixões nas cidades do Amazonas. Joel disse que recebeu imagens de morador de Tefé do lixão da cidade e classifica como “apocalíptica” a situação.
Segundo o gestor, pelas imagens percebe-se que não há compactação do lixo no local e nenhum outro tipo de tratamento.
A proximidade com o aeroporto da cidade pode causar acidentes aéreos devido à presença de urubus em grandes quantidades na lixeira. A presença de catadores de lixo na localidade revela os riscos associados à disseminação de doenças. As moscas preocupam os moradores e agricultores vizinhos à lixeira.
O caso já seria, inclusive alvo de inquérito pelo ministério público estadual. Joel sugere que a criação de “Programa de Gestão Integral e Sustentável de Resíduos Sólidos” que contemple todas as etapas desde a educação ambiental até a deposição final em local adequado, passando pela separação, compostagem e reciclagem, deve ser a política principal para se redimir o problema.
No vídeo postado, é possível observar urubus desde o ramal de acesso. Não se observam delimitações da área e nenhum tipo de sistema de tratamento. O local também não apresenta a menor condição de ter a presença de pessoas para a gestão do local.
Imagens: Reprodução