Como parte das ações do Plano Verão, lançado nesta quarta-feira (28/7) pelo governador Wilson Lima, o Governo do Amazonas está investindo R$ 20 milhões em serviços de manutenção e recuperação de trechos críticos de vicinais, no perímetro rural de Manaus.
Além destes recursos, o Estado também deu início, por meio da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus), às obras de recuperação de quatro ramais, situados no Km 02 da rodovia BR-174.
Durante a solenidade de lançamento do Plano Verão, na comunidade Novo Paraíso, na zona rural da capital, o governador Wilson Lima ressaltou os benefícios da ação para agricultores e produtores rurais.
“Hoje nós estamos lançando um pacote para recuperar trechos de ramais que dificultam a passagem de veículos. É um atoleiro, uma ladeira, uma ponte que precisa ser recuperada. Com todo esse pacote, principalmente na área de infraestrutura e que beneficia o setor primário, estamos gerando algo em torno de 120 mil empregos diretos e indiretos, nesse ano de 2021 e também no ano de 2022”, destacou o governador.
Ele enfatizou também que o trabalho executado pelo Estado garante dignidade às comunidades beneficiadas.
O produtor de alface José Carvalho, da comunidade Novo Paraíso, destaca as vantagens que o investimento leva à população local.
“O nosso dia a dia aqui era bastante difícil, porque a estrada não ajudava, tínhamos bastante dificuldade para escoar nosso produto até a feira. Mas, agora, com a chegada da ajuda do Governo do Estado, estamos esperançosos que tudo dê certo e possamos ter mais facilidade para escoar nosso produto até as feiras e mesas dos consumidores”, disse o agricultor.
O programa é executado pela Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal, vinculada à Sepror (Secretaria de Produção Rural), e tem verba estimada de R$ 20 milhões para realizar serviços de terraplanagem, limpeza nas laterais, remoção de material imprestável, escavação e carga de material, compactação de aterro, regularização do subleito, sub-base e base.
*Com informações da assessoria Fotos: Bruno Zanardo/Secom